A Festa do Boi Falô, em Barão Geraldo, terá este ano uma macarronada gigante. Os organizadores já receberam uma tonelada de macarrão espaguete, 40 quilos de anchova, 400 quilos de molho de tomate e 840 litros de refrigerante. A macarronada é servida de graça aos presentes.

macarrão
Festa consumirá 400 quilos de molho de tomate

A festa, que é comemorada na na Sexta-Feira da Paixão, começará às 9h, na Escola Estadual Barão Geraldo de Rezende, na rua Jerônimo Pátaro s/n, no Centro do distrito e contará também com apresentações artísticas e musicais.

A festa é tradicional no distrito e reúne cerca de 2 mil pessoas, entre moradores de Barão Geraldo e de outros locais da cidade e da região. Há quase 15 anos, o Boi Falô celebra a data na praça. Os organizadores esperam superar o público do ano passado, que foi de 2,5 mil pessoas.

A programação contará com atrações locais, como dança típica, atrações musicais e declamações com grupos como A Caravana Sertaneja, comandada pela Ema Gaucha, Orquestra Cabocla e Banda do Instituto Anelo.

A lenda do Boi Falô

A lenda do Boi Falô nasceu em 1888, na fazenda Santa Genebra, de propriedade do Barão Geraldo de Rezende. Um dos escravos, que trabalhava nas plantações de cana-de-açúcar e café, foi obrigado pelo capataz a ir ao pasto e atrelar um boi para arar a terra, em uma sexta-feira Santa.

Esse escravo, de nome Toninho, era um rapaz franzino e muito obediente, foi então colocar a canga no animal, que estava deitado sob uma frondosa árvore. Por mais que o escravo insistisse, o boi não saia do lugar. Neste momento o animal olhou para o escravo, deu um mugido alto e disse: “Hoje é dia santo, é dia do Senhor, não é dia de trabalho”. O escravo saiu correndo para sede da fazenda, gritando: “O boi falô, o boi falô!”

Segundo a lenda, o capataz ainda teria tentado castigar Toninho por não ter cumprido a tarefa, mas ele correu para a Casa Grande à procura do Barão Rezende que, ao ouvir o relato, teria lhe dado razão e ordenado que ninguém trabalhasse naquele dia.

Desde então, Toninho passou a trabalhar dentro da casa do barão por muitos anos, até sua morte, e, em consideração aos seus bons serviços, foi do enterrado junto ao túmulo do Barão, no cemitério da Saudade, em Campinas.
A lenda faz parte do folclore do Distrito de Barão Geraldo. O túmulo do escravo Toninho é um dos mais visitados no Dia de Finados, principalmente por aquelas pessoas que querem alcançar uma graça. O evento conta com apoio da Secretaria Municipal de Cultura e da Subprefeitura de Barão Geraldo. (Carta Campinas com informações de divulgação)

Serviço

Festa do Boi Falô
Data: 18 de abril
Horário: a partir das 9h
Local: Escola Estadual Barão Geraldo de Rezende, Rua Jerônimo Pátaro s/nº, centro de Barão Geraldo