Com dificuldades para combater a dengue em Campinas, o prefeito Jonas Donizette (PSB) decidiu pedir ajuda ao governo federal. Até o momento, a prefeitura já contabilizou 3.615 que crescem diariamente de forma acelerada. O pedido de ajuda significa que Campinas está declarando situação de Emergência em Saúde Pública.

nebulização
Força do SUS poderá vir para combater a dengue

De acordo com a informação, dada pelo secretário municipal de Saúde, Cármino de Souza, à emissora de TV EPTV, a prefeitura deve enviar ao Ministério da Saúde todas as informações na segunda-feira (14) para conseguir o reforço. A ideia é que o Ministério da Saúde, do governo Dilma Rousseff, dê apoio com equipes e equipamentos para combater a situação de emergência.

A declaração de situação de emergência em saúde pública e a instituição da Força Nacional do Sistema Único de Saúde foram regulamentadas pelo ex-ministro da Saúde Alexandre Padilha, na portaria Nº 2.952, de 14 de dezembro de 2011.

A Força Nacional do SUS (conhecida pela sigla, FN-SUS) é um programa de cooperação com estados e municípios criado para a execução de medidas de prevenção, assistência às situações de surtos, epidemias, desastres ou de desassistência à população. No Brasil, tem atuado mais em situações de enchentes e desmoronamentos.

A FN-SUS atende prefeituras e estados em três níveis: simplesmente com orientação técnica, em casos alguns casos com envio de profissionais e suporte básico e, em casos de emergência, a instalação de hospitais de campanha para atendimento dos enfermos. (Carta Campinas)