Esta semana Campinas recebeu mais 66 médicos estrangeiros para atuar na Rede de Atenção Básica da cidade por meio do Programa Mais Médicos, do Ministério da Saúde. Os profissionais, que vieram de Cuba, Argentina e Venezuela se juntam a outros 28 médicos que já trabalham na cidade. Agora Campinas conta com 94 profissionais do programa do governo federal.

Mais Médicos
Médicos foram recebidos na Prefeitura de Campinas

Os médicos começarão a atuar depois que o Ministério da Saúde emitir o registro profissional provisório e irão integrar as equipes de Saúde da Família. Os médicos passarão por treinamento no CETS (Centro de Ensino e Treinamento em Saúde) e conhecerão a Rede de Saúde de Campinas nos próximos dias.

A decisão de pedir mais médicos ao governo federal ocorreu no início do mês, após reunião com vereadores do PT. A reunião foi solicitada ontem pelo líder da bancada do PT, vereador Pedro Tourinho. A vinda de médicos implica em aumento de gastos da Prefeitura com a Saúde, já que tem de providenciar moradia para os médicos estrangeiros, além de outros compromissos com o Ministério da Saúde.
Após a reunião, a Secretaria de Saúde mudou seu posicionamento e decidiu pedir todos os médicos liberados pelo Ministério. Participaram da reunião os vereadores Tourinho e Carlão do PT e os secretários Wanderley de Almeida (Relações Institucionais) e Cármino de Souza (Saúde), além de outros gestores da Saúde.

Desde o início da semana, Tourinho afirmava que Campinas poderia pedir 68 médicos ao Ministério. Na reunião no início do mês foi confirmado o número de 66 disponíveis e a Secretaria de Saúde se comprometeu a refazer seus cálculos. “Com a grave crise da saúde na cidade, o que inclui a falta de profissionais, a cidade não pode abrir mão de todos os recursos destinados à cidade pelo governo federal”, disse Tourinho. (Carta Campinas)