Ícone do site CartaCampinas

13 cantores e 22 instrumentistas apresentam ‘A Moreninha’ no Castro Mendes

Baseada no romance de Joaquim Manuel de Macedo, “A Moreninha”, de 1844, exemplar obra do romatismo brasileiro que retrata os costumes da alta sociedade carioca dos meados do século 19 e traz para o centro da narrativa temas amenos, a ópera “A Moreninha”, com libreto de José Maria Ferreira e música de Ernst Mahle, será apresentada em Campinas, no Teatro Castro Mendes, no próximo domingo, 6 de abril, às 19h.

A ópera, da qual participam 13 cantores e, na orquestra, 22 instrumentistas, reproduz o enredo principal do romance e traz alguns de seus personagens curiosos como D. Violante, a paranoica dama que sofre de todas as doenças imagináveis; o Sr. Keblerc, grande apreciador de vinhos, sempre fazendo brindes e D. Ana, a avó de Carolina e Felipe, simpática e acolhedora.

O enredo inicia-se com três amigos e estudantes de Medicina, Augusto, Fabrício e Leopoldo, que são convidados por outro colega, Filipe, para passar o dia de Sant’Ana na casa de praia de sua avó. (O mês de julho era considerado o mês de Sant’Ana.)

Apenas Augusto hesita e se diz disposto a não ir. Mas, a presença da irmã, Carolina – a Moreninha -, e das primas de Filipe, Joana – a pálida, e Joaquina – a loira, entre outros divertimentos, servem como incentivo, e logo todos estão prontos para viajar.

Os amigos decidem ainda fazer uma aposta: se Augusto conseguisse apaixonar-se por uma única jovem durante quinzes dias ou mais, visto que se julgava incapaz para tanto, ele assumiria o compromisso de escrever um romance relatando tal paixão. A partir daí, a ação se desenrola com o romance entre Augusto e a Moreninha.

A ópera que será apresentada em Campinas teve a aprovação da ProAc – Governo do Estado de São Paulo – Programa de Ação Cultural da Secretaria da Cultura e conta com o patrocínio da empresa Mahle .

A apresentação será gratuita. (Carta Campinas com informações de divulgação)

Sair da versão mobile