23-_a_moreninhaBaseada no romance de Joaquim Manuel de Macedo, “A Moreninha”, de 1844, exemplar obra do romatismo brasileiro que retrata os costumes da alta sociedade carioca dos meados do século 19 e traz para o centro da narrativa temas amenos, a ópera “A Moreninha”, com libreto de José Maria Ferreira e música de Ernst Mahle, será apresentada em Campinas, no Teatro Castro Mendes, no próximo domingo, 6 de abril, às 19h.

A ópera, da qual participam 13 cantores e, na orquestra, 22 instrumentistas, reproduz o enredo principal do romance e traz alguns de seus personagens curiosos como D. Violante, a paranoica dama que sofre de todas as doenças imagináveis; o Sr. Keblerc, grande apreciador de vinhos, sempre fazendo brindes e D. Ana, a avó de Carolina e Felipe, simpática e acolhedora.

O enredo inicia-se com três amigos e estudantes de Medicina, Augusto, Fabrício e Leopoldo, que são convidados por outro colega, Filipe, para passar o dia de Sant’Ana na casa de praia de sua avó. (O mês de julho era considerado o mês de Sant’Ana.)

Apenas Augusto hesita e se diz disposto a não ir. Mas, a presença da irmã, Carolina – a Moreninha -, e das primas de Filipe, Joana – a pálida, e Joaquina – a loira, entre outros divertimentos, servem como incentivo, e logo todos estão prontos para viajar.

Os amigos decidem ainda fazer uma aposta: se Augusto conseguisse apaixonar-se por uma única jovem durante quinzes dias ou mais, visto que se julgava incapaz para tanto, ele assumiria o compromisso de escrever um romance relatando tal paixão. A partir daí, a ação se desenrola com o romance entre Augusto e a Moreninha.

A ópera que será apresentada em Campinas teve a aprovação da ProAc – Governo do Estado de São Paulo – Programa de Ação Cultural da Secretaria da Cultura e conta com o patrocínio da empresa Mahle .

A apresentação será gratuita. (Carta Campinas com informações de divulgação)