A notícia da semana foi sobre o Boeing 777, da Malásia Airlines, que sumiu dos radares civis depois de uma hora da decolagem. Por um lado, o que chama a atenção são as diferentes e estranhas informações. Por outro, em plena era de avanço tecnológico, é assustador admitir que as autoridades não tenham controle do espaço aéreo da Terra. Um avião com 239 pessoas pode sumir e não ser encontrado? Por ora, a resposta é: sim!

O Voo MH 370 foi sequestrado? Explodiu ou aterrissou em algum local indetectável? Os Governos estão omitindo informações? Se foi sequestrado por que não se tem notícias das exigências dos sequestradores? Um mistério que só se amplia ao juntar as mais variadas informações das autoridades que investigam. Do The New York Times, ao Terra ou Yahoo, as autoridades batem cabeça para desvendar os mistérios sobre o sumiço do Boeing.

O Voo…malay65000g

“sumiu dos radares”, “foi monitorado por mais de 6 horas pelo radar dos satélites até desaparecer”, “mudou bruscamente de rumo”, uma mudança que demonstra uma “ação deliberada e planejada”, teria voado de forma inteligente em pontos cegos dos radares civis, “o avião teria mudado de direção e altitude várias vezes depois de perder contato com as Torres de controle”, “subiu há uma altitude de 13.700 metros, muito acima do limite permitido para o Boeing 777” e “desceu de forma irregular”, “as motivações desta ação deliberada são difíceis de entender”.

Gerry Soejtman, analista de aviação, faz ligação do sumiço do Boeing com 11 de setembro: “Se foi algo deliberado, podemos estar lidando com algo que vai além da missão planejada para o 11/9”. (Yahoo).

“Mas, apesar das informações da imprensa sobre um sequestro, quero ser muito claro: continuamos investigando todas as possibilidades sobre a mudança de direção do MH370”, disse o chefe de Governo da Malásia. (Yahoo)

Embora não hajam muitos elementos pra dizer o que aconteceu com o Voo MH 370, é interessante avaliar os dados fornecidos. Uma aeronave desaparece do radar civil e fica incomunicável. Os radares de satélites acompanham o avião durante 6 horas. O avião faz movimentos estranhos, sobe e desce rapidamente, muda de direção e voa sob pontos cegos dos radares civis. Algumas perguntas básicas: se há sequestradores no avião será que não fizeram exigências durante este tempo? Não havendo sequestradores, por que este sobe e desce e mudanças de direções? Os Governos estão omitindo algum dado? Será que o avião ficou mesmo incomunicável? Se ficou, não sendo sequestro, por que desligariam o sistema de transmissão de dados do avião? Por que o avião subiu pra uma altitude acima do permitido para o Boeing 777? O Piloto não era hábil? Desconhecia as técnicas e as condições de segurança do voo? Quais os fenômenos reais e acontecimentos que estão envolvidos neste Voo?

São questões que só o tempo poderá responder, mas fico com a impressão nítida de que tem “bode neste assunto”. Os governos não estão passando todas as informações e concordo com a ideia de que existe algo que pode ser comparado ao mistério que ainda envolve toda a trama do 11 de setembro.

De qualquer maneira, os Governos não podem desistir das buscas, nos devem um relato conclusivo em relação ao desaparecimento do Voo e  sobre o paradeiro de todos os 227 passageiros e os 12 membros da tripulação. Além da verdade, está em jogo também a credibilidade e o sistema de segurança das aeronaves. ´

Em tempo, coincidência ou não, esta semana uma família filmou OVNIs na China, assistam: