467823.jpg-r_640_600-b_1_D6D6D6-f_jpg-q_x-xxyxxA continuação do extenso filme do diretor dinamarquês Lars Von Trier, “Ninfomaníaca 2”, pode ser vista no Topázio Cinemas, que fica no Shopping Prado, em Campinas, até o dia 19 de março em três horários, às 16h, 18h50 e 21h25.

A continuação não responde a tudo que foi deixado aberto no primeiro filme, mas abre algumas frestas de luz e deixa ver quais são as questões que parecem estar sendo realmente discutidas. Complexo, obscuro, trilhando o caminho que vai da escuridão à luz, Ninfomaníaca 2 confirma ser este projeto cinematógráfico de Lars muito mais do que uma reunião de cenas e histórias sexuais drásticas, exageradas, ou outros adjetivos do gênero.

O filme se revela uma discussão sobre as relações sexuais na modernidade e, principalmente, coloca em evidência, por meio do jogo entre uma mulher que se confessa a um homem, uma quase “analista”, desenhando uma estrutura que opõe a doente e aquele que talvez possa curá-la,  a complexa situação da mulher quando o assunto é a sexualidade; e o que pode se revelar a partir da busca viciante pelo prazer.

A questão de gênero é, neste sentido, escancarada no filme e, por tematizar essa questão, explorando todo o moralismo, toda a histórica herança de interdições e condenações que atravessam o tema da sexualidade feminina, Lars Von Trier parece acertar. Ele acende mais uma faísca em um terreno já bastante incendiado e que, atualmente, diante de tantos movimentos e protestos das mulheres declarando-se donas de seu próprio corpo, livres para viver suas experiências, se incendeia cada vez mais.

Colocar a mulher como uma narradora obscura que depois vai deixando antever instantes de luz, parece uma grande metáfora para a complexidade do que é ser mulher depois de tudo que fizeram das mulheres. Obviamente hoje as mulheres lutam pelo direito de escolher seus caminhos, suas opções, declarando: o corpo é meu!, mas esses caminhos por serem mais difíceis, são também mais doloridos. Não há um completo inundamento da luz, tampouco poderia, sabemos que não há, mesmo porque ainda há muitas mulheres que, sem perceber, e algumas vezes conscientemente, tornam-se cúmplices dos seus próprios opressores. Mas as frestas que se abrem e os incêndios que se deflagram já são um começo.  (Carta Campinas com informações de divulgação)

Veja o trailler do filme:

Direção: Lars von Trier
Roteiro: Lars von Trier

Elenco: Caroline Goodall, Charlotte Gainsbourg, Christian Slater, Connie Nielsen, Hugo Speer, Jamie Bell, Jean-Marc Barr, Jens Albinus, Jesper Christensen, Michäel Pas, Nicolas Bro, Omar Shargawi, Shia LaBeouf, Sophie Kennedy Clark, Stacy Martin, Stellan Skarsgard, Udo Kier, Uma Thurman, Willem Dafoe