3539No próximo domingo, 30 de março, ocorre mais uma visita monitorada à Mata Santa Genebra, em Barão Geraldo. As visitas à Área de Relevante Interesse Ecológico (Arie) da mata são promovidas  pela Fundação José Pedro de Oliveira, gestora da Mata Santa Genebra.

O passeio terá início às 9h e é aberto à comunidade. Segundo os organizadores, a visita proporciona aos visitantes a possibilidade de conhecer de perto uma Unidade de Conservação e desfrutar a exuberância da flora e da fauna local, que é um pedaço da Mata Atlântica preservado. Antes do início da caminhada por uma das trilhas da Mata, os visitantes participam de uma palestra de orientação e um relato do que será visualizado no passeio.

A trilha que será utilizada no próximo domingo tem 5,2 Km e qualquer pessoa pode participar, inclusive crianças e idosos, especialmente porque a caminhada é considerada leve e com muitas paradas, onde os monitores apontam detalhes sobre o setor visitado. Atualmente as trilhas não são acessíveis para cadeirantes.

A caminhada pela mata leva em torno de três horas e é obrigatória a utilização de calças compridas, sapatos fechados e perneiras (cedidas pela Fundação) como medida de proteção contra animais peçonhentos. Também é recomendado que o visitante esteja equipado com um cantil ou uma garrafa de água para a caminhada, mas aparelhos eletrônicos ou CDs são proibidos.

Os interessados precisam se inscrever até a próxima sexta-feira (28) às 16h, pelo telefone (19) 3749-7205 e o número de participantes é limitado ao máximo de 80 pessoas.

A Mata Santa Genebra foi declarada pelo Ibama como Área de Relevante Interesse Ecológico, é uma Unidade de Conservação Federal tombada pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Cultural de Campinas (Condepacc) e Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arquitetônico, Artístico e Turístico do Estado de São Paulo (Condephaat) e abrange 251,77 hectares. Possui 9 km de perímetro e recebe inúmeros pesquisadores de diversas universidades de todo o país. (Carta Campinas com informações de divulgação)

Caminhada na Mata Santa Genebra
Inscrições: até sexta-feira, 28 de março, somente pelo telefone: (19) 3749-7205
Dia da visitação: domingo – 30 de março, das 9h às 12h
Endereço: Rua Mata Atlântica, 447. Bairro Bosque de Barão. Barão Geraldo – Campinas – SP