Associação de Docentes da Unicamp (Adunicamp), em conjunto com o Sindicato dos Trabalhadores da Unicamp (STU), promove um ciclo de cinema/debate com a exibição de três filmes do cineasta Renato Tapajós para relembrar os 50 anos do golpe civil-militar de 1964.
filipetaO objetivo do ciclo de cinema é discutir os fatos que motivaram aquela ação e suas consequências ao longo dos anos.
Segundo os organizadores, o evento é uma reflexão sobre o golpe de estado instaurado no Brasil em 1964, sob a ótica de quem vivenciou o período, combinando os desdobramentos do início, a memória e o debate atual sobre o golpe.
As sessões serão realizadas nos dias 25, 26 e 27/março e 01/abril, sempre às 18 horas, na sede da Adunicamp, situada na Av. Érico Veríssimo, 1479, Cidade Universitária (Campus da Unicamp).
Os organizadores já confirmaram a presença do cineasta Tapajós e de intelectuais convidados.
A Unicamp também realiza nesta semana uma série de debates sobre os 50 anos do golpe civil-militar de 1964.
Após 50 anos, o Brasil está começando a conhecer um pouco dessa história muito mal contada. Hoje já há reconhecimento judicial e comprovação de assassinatos cometidos pelos militares que tomaram o poder e que foram negados durante décadas. Além disso, ficou já evidente que os militares foram financiados e apoiados por grupos da sociedade civil e empresas.
Veja notícias sobre o debate da Unicamp. (Carta Campinas com informações de divulgação)