Depois de mais de 20 anos estreando filmes às sextas-feiras, no último dia 13 de março, os cinemas do Brasil passaram a colocar os lançamentos em cartaz sempre às quintas, assim como está sendo feito em outros países da América do Sul. 

De acordo com a Feneec (Federação Nacional das Empresas Exibidoras Cinematográficas), o principal objetivo desta mudança é atrair mais espectadores aos cinemas nos dias de estreia, uma vez que há várias opções de lazer às sextas-feiras, o que acaba afastando o público.  

Uma vantagem que a troca deve trazer é a diminuição de salas lotadas nos fins de semana, pois haverá mais um dia para o público ir às sessões. Além disso, os filmes que não puderem ser bem divulgados antes da estreia  ganharão mais uma oportunidade de divulgação por meio da recomendação de quem assistir à estreia na quinta.

Embora ainda não haja uma decisão oficial sobre valor dos ingressos no novo dia de estreia, e por enquanto cada rede de cinema é que deverá estipular o preço, é provável que se mantenham os valores  que eram aplicados quando a estreia era às sextas-feiras.

Entre os primeiros filmes que tiveram lançamento já na última quinta-feira estão o filme nacional Alemão, que tem Cauã Reymond no papel principal, e Refém da paixão, estrelado por Kate Winslet.