the-piano-jane-campionEm março, mês das mulheres, o Museu da Imagem e do Som (MIS) de Campinas leva ao público a mostra “O olhar feminino no cinema”, com curadoria do jornalista Ricardo Pereira.

A Mostra começa no dia 8 de março e reúne um total de dez filmes das mais diversas épocas e nacionalidades. O objetivo com a programação é destacar a contribuição das mulheres à produção cinematográfica mundial, descortinando a forma peculiar como acontece o seu olhar em direção às coisas da vida sempre presentes no cinema. O ponto de vista feminino é o que está aqui posto em evidência.

Dentre os filmes selecionados estão “O Piano”, da neozelandesa Jane Campion, Palma de Ouro no Festival de Cannes de 1993; “Eu, Tu, Ele, Ela”, da belga Chantal Akerman; “India Song”, da francesa Marguerite Duras; “Asas”, da russa Larisa Sheptiko; “Amélia”, da brasileira Ana Carolina; “O sonho de Wadjda”, da saudita Haifaa Al-Mansour; “O Pântano”, da argentina Lucrecia Martel; “Suzaku”, da japonesa Naomi Kawase; “Adoção”, da húngara Marta Meszaros; e “O dia em que me tornei mulher”, da iranina Marzieh Makmalbaf.

O primeiro filme a ser exibido será “As Pequenas Margaridas”, da tcheca Vera Chytilová, às 16h. Todas as sessões são gratuitas. (Carta Campinas com informações de divulgação)

Local: MIS Campinas, Palácio dos Azulejos, rua Regente Feijó, 85 – Centro