Uma das estreias desta semana no Topázio Cinemas, do Shopping Prado, é o documentário “São Silvestre”, de Lina Chamie, que terá uma pré-estreia gratuita na terça-feira, dia 21 de janeiro às 21h30. A retirada do ingresso pode ser feita na bilheteria do cinema das 14h às 21h.
O documentário de Lina coloca a cidade de São Paulo e a música em destaque. A cineasta desenvolve no documentário um olhar particular sobre a metrópole a partir da célebre corrida que se realiza no último dia do ano.
O filme registra de forma inusitada o percurso da corrida e as ruas pelas quais quase sempre passamos de carro, que raramente são sentidas de corpo e alma. A câmera colocada no corpo do corredor traz uma perspectiva de velocidade, uma nova forma de perceber o espaço e, ao mesmo tempo que deixa transparecer a visão dos lugares, também permite que o espectador sinta a respiração alterada, a falta de fôlego, o esforço da respiração, que não parece ser outro do que o esforço de viver em permanente corrida na metrópole.
Essa dimensão sensorial captada pela câmera se potencializa com a exploração dos efeitos musicais. Músicas clássicas abrem espaço para a poesia das ruas, das pontes, dos vãos. Muitas críticas disseram que o filme é uma espécie de “sinfonia da metrópole”, uma nova canção, de homens, lugares e imagens, que nos deixa perceber São Paulo de um outro modo.
Pré-estreia do documentário “São Silvestre”
Terça-feira (21)
Topázio Cinemas, no Shopping Prado
Endereço: Av. Washington Luis, 2480
Gratuito
(imagem reprodução) A tarifa adicional de 25% aplicada pelo governo dos EUA, Donald Trump, sobre produtos brasileiros…
(foto coraci ruiz - divulgação) O documentário “Afrontosa”, produzido pelo Laboratório Cisco, de Campinas, fará…
(foto firmino piton - arquivo pmc) Com o tema “Vozes que Crescem”, Campinas recebe no…
(imagem reprodução divulgação) A reportagem abaixo mostra como Flávio Bolsonaro (PL) e a família Bolsonaro…
(foto divulgação) Após temporada de estreia em São Paulo, o musical "Território do Amor" chega…
(foto agnaldo rocha papa - divulgação) O compositor, poeta, instrumentista e intérprete Jean Garfunkel sobe…