O Tribunal de Justiça de São Paulo condenou o ex-presidente da Câmara Municipal de Santa Bárbara D’Oeste Sérgio Renato de Camargo ao pagamento de multa civil por ato de improbidade administrativa. A decisão foi tomada pela 7ª Câmara do Tribunal e divulgada anteontem.
A Promotoria, em ação civil pública, relatou que Sérgio, que conduziu o Legislativo local entre 2003 e 2006, nomeou servidores para cargos permanentes sem concurso público, havendo prejuízo ao erário com a liberação dos salários. Sentença anulou as nomeações, decisão da qual o Ministério Público recorreu, requerendo a condenação do réu com base na Lei nº 8.429/92, que dispõe sobre as sanções aplicáveis aos agentes públicos em casos de ilícitos administrativos.
O relator Coimbra Schmidt afirmou, em seu voto, que a legislação prevê, além da nulidade do ato, a punição da autoridade responsável. “Reforça a ideia de fraude ao disposto no inciso II do artigo 37 da Constituição da República, o fato de que o apelado não alegou, em momento algum, desconhecimento do disposto no artigo 9º da Resolução nº 1/91, segundo o qual ‘o preenchimento dos cargos efetivos far-se-á através de concurso público de provas, ou de provas e títulos’”, anotou o desembargador, que, além manter a sentença em seus fundamentos, determinou ao réu o pagamento de multa civil, equivalente a dez vezes o valor do último subsídio recebido pelo vereador.
O julgamento ocorreu em dezembro e foi unânime. Também integraram a turma julgadora os desembargadores Magalhães Coelho e Eduardo Gouvêa. (Carta Campinas com informações de divulgação)
(foto carlos moura -stf) O ministro André Mendonça, do Supremo Tribunal Federal (STF), tentou omitir…
(foto reprodução ICL) Uma reportagem de Alice Maciel do ICL notícias revelou que uma empresa…
"Câmera Obscura", vídeo de Bruno Fernandes (foto divulgação) O que fica depois que a tela…
(foto eduardo carvalho meira de vasconcellos - divulgação) Movimento cultural que marcou o Brasil nos…
(imagem reprodução) Apesar de todas as revelações da relação do senador e candidato à Presidência…
(foto rodrigo argenton - wikimedia commons - ciência ufpr) Com 4,15 metros de altura por…