A Unicamp começa hoje a pesquisa ISaCamp 2013/2014, que avaliará a saúde da população de Campinas. A novidade deste ano é que serão abortadas questões sobre alergia, solidão, qualidade do sono, satisfação e capacidade funcional do idoso. Essas informações não constavam da última pesquisa, realizada em 2008/2009.

IsaCamp 2013/2014 - pesquisa saúde da população
Marilisa Berti de Azevedo Barros conversa com entrevistadores

Além das questões novas, a pesquisa também vai abordar diabetes, hipertensão, tabagismo e uso de medicamentos, entre outras já presentes na edição anterior. A pesquisa, realizada pelo Centro Colaborador em Análise de Situação de Saúde (CCAS) do Departamento de Saúde Coletiva da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp, vai ouvir cerca de 3 mil campineiros de várias regiões da cidade de hoje até julho de 2014.

A visita dos entrevistadores será aleatória nos cinco distritos de saúde da região urbana de Campinas. Eles estarão identificados com crachá, uniforme e documentos sobre o projeto. As fotos dos entrevistadores também estarão disponíveis no site do CCAS. A entrevista dura de 40 minutos a 1h30, dependendo da faixa etária entrevistada. Os moradores serão convidados a participar da pesquisa.

A coordenadora do CCAS, Marilisa Berti de Azevedo Barros, disse que Campinas é uma das poucas cidades que faz esse monitoramento a cada cinco anos. Um mapeamento sobre renda e escolaridade também fará parte da pesquisa para averiguar o impacto social na saúde. “Com esses dados, poderemos comparar o que mudou na saúde da população, averiguar as disparidades sociais prevalentes, seus impactos no Sistema Único de Saúde e traçar ações públicas de saúde”, disse.

O primeiro IsaCamp aconteceu entre 2001 e 2002 e o segundo entre os anos de 2008 e 2009. (Carta Campinas com informações de divulgação)