Na próxima terça-feira, 10 de dezembro, às 19h, o jornalista Nicolas Chernavsky fará uma palestra no Museu da Imagem e do Som de Campinas (MIS) sobre “Produção Cultural e Jornalismo na Internet: novas formas de viabilidade econômica sustentável”.
O objetivo da palestra é analisar como a Internet modificou os parâmetros de custos das criações culturais e como podem ser geradas novas formas de financiamento mais adaptadas à rede. Nicolas, formado pela Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP, organiza a sua palestra a partir de sua experiência com o site culturapolitica.info, onde ele realiza análise das eleições (de caráter nacional). Ao todo, 98 países já tiveram suas eleições analisadas até o momento pelo jornalista. Países africanos, asiáticos e latino-americanos também integram as análises e contribuem para que a informação sobre os sistemas democráticos se dê de forma abrangente, fortalecendo a própria ideia de democracia no mundo.
A partir desta experiência, ele busca propor e explicar uma forma de financiamento das criações culturais na Internet que vem se somar a muitas outras propostas que estão tentando adaptar as potencialidades da rede ao financiamento das criações culturais, como as artes, o jornalismo e a produção científica.
Uma das suas sugestões para o financiamento das criações culturais na rede é que a colaboração vinda de outras pessoas para ajudar a estruturar o site seja bem pequena (no máximo da ordem de 5 reais mensais) e única, sem outros tipos de colaboração financeira.
Um dos argumentos de Nicolas é que é preciso minimizar a desigualdade que surge pelo fato de que quem colabora financeiramente tem o mesmo acesso ao site que aquele que não colabora. Esse seria mais um motivo para o valor ser baixo. Outro incentivo é que o colaborador saiba que sua colaboração não vai ser pequena comparada a alguma outra muito grande, mas que é a mais necessária e influente do sítio, pois não há nenhuma maior que ela. Por isso, um valor único ajudaria. (Da Rede Carta Campinas com informações de divulgação)
Mais informações sobre a palestra AQUI