d61d6dced3ce75e50f0f9922dc1a74eaNo seu tradicional concerto de comemoração ao dia da padroeira da cidade, Nossa Senhora da Conceição, a Orquestra Sinfônica de Campinas apresenta, na sexta-feira, 6 de dezembro, e no domingo, às 20h30, uma das mais tradicionais obras da cultura cristã: o Magnificat. Na sexta-feira, às 20h, o concerto será na Igreja de Santo Antônio e no domingo, às 20h30, na Catedral Metropolitana de Campinas.

O Magnificat, de origem bíblica, é utilizado por vários compositores da história da música ocidental. O compositor escolhido para esta apresentação da Sinfônica, que terá regência do maestro Victor Hugo Toro, é o britânico John Rutter, atualmente um dos principais nomes da música coral, que introduz elementos estilísticos do século XX a esse grande clássico.

“Magnificat anima mea Dominum” (Minha alma glorifica o Senhor) é o cântico entoado nas “Vésperas” (parte do Ofício Divino, também chamado Liturgia das Horas). Sua origem está no Evangelho segundo Lucas, onde ele aparece recitado pela Virgem Maria na ocasião de uma visita da prima Isabel. Na narrativa, após Maria saudar Isabel, que está grávida de João Batista, a criança se mexe dentro do útero de Isabel. Quando esta louva Maria por sua fé, Maria entoa o Magnificat como resposta. (Da Rede Carta Campinas com informações de divulgação)

Concerto Orquestra Sinfônica Municipal de Campinas

Igreja de Santo Antônio
Data: 6 de dezembro, sexta-feira
Horário: 20h
Local: Igreja de Santo Antônio. Av. da Saudade, nº 854, Ponte Preta – Campinas

Catedral Metropolitana de Campinas
Data: 8 de dezembro, domingo
Horário: 20h30
Local: Catedral Metropolitana. Rua José Paulino, s/nº, Centro, Campinas
Entrada gratuita