A Prefeitura de Campinas doou para o governo federal um terreno municipal para que seja construída a futura sede da Polícia Federal em Campinas. O terreno ficar perto de áreas nobres da cidade e longe das regiões mais carentes, que se concentram depois da rodovia Anhanguera, conforme estudo da Unicamp publicado recentemente.

Região da nova delegacia da Polícia Federal
Região da nova delegacia da Polícia Federal

O contrato foi assinado nesta segunda-feira, 25 de novembro, pelo prefeito Jonas Donizette (PSB) e a superintendente do Patrimônio da União no Estado de São Paulo, órgão pertencente ao Ministério do Planejamento, Ana Lúcia dos Anjos. A área de mais de 13 mil metros quadrados está localizada na Avenida Carlos Grimaldi, próxima ao Shopping Galleria. As áreas mais carentes da cidade ficam no extremo oposto do local em que foi doado.

O prefeito justificou a localização da área.  “A Polícia Federal realiza atendimento de pessoas da região metropolitana que se utilizam dos serviços implantados na cidade. E por isso também escolhemos um terreno de fácil acesso – próximo à Rodovia D. Pedro I”, disse  Jonas Donizette,durante a assinatura.

O governo federal tem o prazo de cinco anos para construir o prédio, que deverá ter 6 mil metros quadrados de construção para abrigar setores das polícias judiciária e administrativa, controle de estrangeiros, segurança privada e outras equipamentos. O delegado titular da Polícia Federal (PF) em Campinas, Sebastião Augusto Pujol, elogiou a localização do terreno ao dizer que “é estratégica e atende a todas as demandas e necessidades operacionais do órgão”.

De acordo com ele, a partir desse contrato, “agora a PF tem condições jurídicas de formular as postulações necessárias na área orçamentária e financeira para a implantação da sede própria”.

Os postos existentes hoje para a emissão de passaportes, assim como o instalado no Aeroporto Internacional de Viracopos, continuarão atendendo nos atuais locais. A Polícia Federal está instalada em Campinas desde 1984 e sempre ocupou prédios alugados. (Carta Campinas com informações de divulgação)