Ícone do site CartaCampinas

Farmácias da Prefeitura funcionam há 1 ano em horário reduzido por falta de funcionário

Campinas – As farmácias de centros de saúde de Campinas estão funcionando em horário reduzido há um ano por falta de funcionários.  De acordo com levantamento do vereador Pedro Tourinho (PT), 80% das farmácias dos centros de saúde estão funcionando em horário reduzido e 10% (cinco unidades) estão fechadas por falta de funcionários.

Unidade será fechada

O problema acontece desde dezembro de 2012, após reivindicação do Coren (Conselho Regional de Enfermagem) e Cofen (Conselho Federal de Enfermagem). De acordo com as entidades, o atendimento nas farmácias dos 63 Centros de Saúde (CS) da cidade deve ser feito apenas por farmacêuticos e técnicos de farmácia. De acordo com informação da própria prefeitura de Campinas,  trinta e duas unidades tiveram seus horários na farmácia alterados e, em quatro CSs, as farmácias foram fechadas temporariamente após a reclamação das entidades.

“Acontece que há quase 300 profissionais aprovados em concurso públicos aptos a começar a trabalhar, mas a Prefeitura não os convoca. Enquanto isso, a população têm que se adaptar aos horários de funcionamento, ou ir a outros bairros mais distantes de suas casas para conseguir os medicamentos”, afirma Tourinho.

Outro problema na área farmacêutica é o fechamento da Farmácia Popular do Centro de Campinas funcionará apenas até o dia 19/11, próxima terça-feira, e depois será fechada por tempo indeterminado.  “Desde 2012 se sabe que o prédio onde está a farmácia deveria ser desocupado e mesmo assim, chegamos no final de 2013 sem ter um outro prédio alugado. Não bastasse este prejuízo para os usuários, eles sequer são avisados amplamente do fechamento”, criticou Tourinho.

A Farmácia Popular do Centro, na rua Ferreira Penteado, atende cerca de 300 pessoas por dia e entrega em média 25 mil unidades de medicamentos por mês. Ela faz parte de um programa do governo federal, que subsidia os medicamentos enquanto a prefeitura fica responsável por fornecer o local e os funcionários. Os medicamentos são gratuitos ou têm descontos de até 90%.

Os funcionários da Prefeitura que trabalham na Farmácia Popular do Centro devem ser remanejados para a unidade do Guanabara e também para o Distrito de Saúde Leste. (Carta Campinas com informações de divulgação)

Sair da versão mobile