Na última quinta-feira, 10 de outubro, dois grupos foram criados para estudar a implantação de mais duas bibliotecas em Campinas, sendo uma delas em braille. A iniciativa faz parte do Plano de Metas do Município que quer aumentar o número de bibliotecas da cidade. Os grupos de trabalho serão compostos por representantes de várias secretarias e dirigido pela Coordenadoria Setorial das Bibliotecas da Secretaria Municipal de Cultura.

Campinas pode ganhar duas novas bibliotecas
Campinas pode ganhar duas novas bibliotecas

A primeira atividade dos grupos será levantar o que há no acervo das bibliotecas municipais e estudar como pode ser e o que é possível ter nas novas unidades. No caso da biblioteca em braille, a ideia é criar um espaço exclusivo para que os portadores de deficiência visual tenham acesso aos livros, além do setor que já existe na Biblioteca Prof. Ernesto Manoel Zink, que fica atrás da Prefeitura.

A secretária dos Direitos da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida, Emmanuelle Alkmin, em entrevista ao site de notícias da Prefeitura, lembrou que o acesso aos livros e a experiência da leitura faz com que não exista diferença entre alguém com ou sem deficiência. Na experiência da leitura, diante de novas percepções e histórias, ela diz que a deficiência desaparece.

Quanto à outra biblioteca, um outro grupo estudará sua possível implantação na Estação Cultura. (Da Rede Carta Campinas com informações de divulgação)