Cultura afro em teatro, música e dança
Cultura afro em teatro, música e dança

‘Ara temi olé’ significa: meu corpo vai bem no idioma yorubá, língua falada em alguns países da África como Nigéria e Serra Leoa, e inspirou o nome do espetáculo de dança-teatro contemplado com o prêmio Prêmio Funarte Petrobras de Dança Klauss Vianna 2012 que agora chega a Campinas.

Aratemiolé será apresentado no próximo dia 31/08, às 20h, e 1º de setembro, às 19h, no Barracão Teatro, em Barão Geraldo, e promete levar o público a uma viagem estética pela cultura africana. As influências da cultura afro na cultura brasileira são discutidas por quatro atores que dançam, cantam, tocam instrumentos e representam personagens, unindo música, dança e teatro de uma forma orgânica que enriquece o espetáculo por meio de diversas possibilidades de sensibilização.

“A montagem narra de maneira fragmentada a chegada da ‘substância cultural’ africana e sua diversificação em território brasileiro. Através de diferentes cenas e texturas sonoras e rítmicas, o espetáculo procura representar o drama da cultura afro no Brasil, que não cessa de se transformar, adaptar-se e influenciar a estrutura da cultura brasileira”, diz a Funart.

As apresentações são gratuitas e de Campinas o espetáculo ainda segue para uma apresentação em São Paulo. (Redação CartaCampinas)

Serviço:

Espetáculo de dança-teatro ‘Aratemiolé’
Gratuito

Dias: 31 de agosto, às 20h e 1º de setembro, às 19h
Local: Barracão Teatro – Rua Eduardo Modesto, 128 – Vila Santa Izabel, Campinas (SP)

Dias: 2 e 3 de setembro, às 20h
Local: Teatro CEU Campo Lindo – Av. Carlos Lacerda, 678 – Campo Lindo, São Paulo (SP)

Ficha Ténica:

Concepção: Luiz Canoa
Direção: Marta Cesar
Elenco: Alexandra Alencar, Ivan Vendemiatti, Simone Fortes e Luiz Canoa
Trilha Sonora: Leandro Fortes
Figurinos e Cenário: Ana Pi
Iluminação: Marcello Serra
Operação de Som: Anja Tortoro
Operação de Luz: Marcello Serra
Programação Visual: Bettina Dávilla
Produção: Teatro Alkmico
Coordenação de Produção: Anja Tortoro e Luiz Canoa