Nesta quinta-feira (13), às 20h30, a banda Trem Doido se apresenta no Jardim do Galpão do Sesc Campinas para lançamento do 1º álbum do grupo, com participação especial de Nelson Angelo. Não é possível falar da banda sem antes relembrar um pouco do que foi o Clube da Esquina, um capítulo à parte na música brasileira, um caldeirão onde encontramos uma pitada de tudo: rock, jazz, bossa nova, música africana, latino-americana, samba, arranjos orquestrais… e desse caldo nasceram canções maravilhosas, eternas, imortais.

Trem Doido é um olhar – com alguma ousadia, mas, sobretudo, com reverência – para algumas dessas canções e para aquela experiência de síntese musical que começou em Minas Gerais no final dos anos 1960 e se estendeu pelas décadas seguintes, atravessando fronteiras regionais e nacionais.

Formada em 2014 por Eddy Andrade no baixo, Fernando Junqueira na bateria, Paulo Ohana na voz e Victor Polo na guitarra, todos egressos do curso de Música Popular da Unicamp, a banda Trem Doido consolida o aprofundamento neste universo, bem como a elaboração de arranjos próprios e a sonoridade de quarteto com o lançamento do seu CD de estreia.

As nove canções presentes no álbum – entre as quais estão músicas de Milton Nascimento, Nelson Angelo, Tavinho Moura e Toninho Horta, com letras de Fernando Brant, Márcio Borges e Ronaldo Bastos – trilham caminho rumo a paisagens rurais e urbanas, talvez mais sombrias do que ensolaradas: atmosfera densa de um Brasil profundo, contraditório, onde a memória não é só saudade, mas é também política. Lugares cheios de beleza, lirismo e sonhos, que, como se sabe, não envelhecem.

Para além da música, outra grande lição deixada pelo pessoal do Clube da Esquina é a arte do encontro, da amizade e da realização coletiva. O companheirismo e a afinidade musical uniram esses quatro jovens em torno da obra dos compositores do Clube da Esquina, fonte inesgotável de aprendizado e inspiração. “em volta dessa mesa velhos e moços lembrando o que já foi”.

Para o show de lançamento do CD Trem Doido, a banda convida um dos expoentes do Clube da Esquina: o guitarrista, compositor e arranjador Nelson Angelo. Duas canções suas estão presentes no disco de estreia do Trem Doido: a clássica Fazenda, que abre o disco Geraes, de Milton Nascimento, lançado em 1976, e a menos conhecida Boi, gravada no primeiro disco do quarteto Boca Livre, lançada em 1979 e jamais gravada em disco pelo próprio compositor. São suas também outras canções imortalizadas na voz de Milton Nascimento, como Canoa Canoa e Testamento, da segunda edição do disco Clube da Esquina, de 1978. O arrojo melódico e harmônico das composições de Nelson Angelo tornam sua obra única, a qual mantém forte identidade com o trabalho do Trem Doido.

A apresentação é gratuita. (Carta Campinas com informações de divulgação)