A Orquestra Sinfônica Municipal de Campinas apresenta no próximo final de semana, dias 22 e 23 de setembro, no Teatro Castro Mendes, o Concerto Especial “Carlos Gomes”. O espetáculo terá a participação dos ganhadores do “XI Prêmio Concurso Estímulo para Cantores Líricos”, sob a regência do maestro Marcelo de Jesus. No sábado, a apresentação acontece às 20h e, no domingo, às 11h. O evento integra a programação de atrações gratuitas do Mês Carlos Gomes.

Na abertura, peças da juventude de Carlos Gomes, anteriores à sua ida para a Itália, como a música “Noite do Castelo”. Será executada também a “Marcha Fúnebre e Trio”, escrita por J.P. Gomes Cardin.

No sábado, serão entregues os certificados aos vencedores do “XI Concurso Estímulo para Cantores Líricos”.

O reconhecimento de Carlos Gomes como um compositor significativo para a música brasileira não é recente. Sua produção é grande, assim como a pesquisa desenvolvida em torno de suas composições. Desde o sucesso de sua primeira ópera, A Noite do Castello, Dom Pedro teve a intenção de enviar o músico à Alemanha para desenvolver suas habilidades musicais. Apenas após o triunfo de Joana de Flandres, o compositor sentiu-se seguro para continuar seus estudos fora do país. Chegou então à Itália, em Milão, e iniciou seus estudos com professores particulares.

Com o sucesso da estreia de Il Guarany no Teatro alla Scala de Milão, um dos mais importantes espaços de performance operística mundial, o compositor recebeu seu diploma do conservatório da cidade.

Viveu grande parte de sua vida na cidade italiana e conseguiu divulgar parte de uma cultura brasileira em uma cidade europeia. Talvez não pudesse recriar uma arte distante da música estruturada a partir de uma linguagem como a de Verdi e disseminar um olhar inteiramente nacionalista. Entretanto, pode, a partir das ferramentas que possuía, dar visibilidade à sua cultura no centro cultural da produção musical operística. (Carta Campinas com informações de divulgação)

Orquestra Sinfônica de Campinas
Regente: Marcelo de Jesus
Quando: 22/9, sábado, às 20h; 23/9, domingo, às 11h.
Local: Teatro Castro Mendes (Praça Corrêa de Lemos,s/nº, Vila Industrial. Campinas). Telefone (19) 3272-9359.
As apresentações são gratuitas e a retirada dos convites uma hora antes do concerto.