No próximo domingo, 16, será apresentado no Sesc Campinas o espetáculo de dança contemporânea “Nimba” com a Trupe Benkady.

A proposta central do espetáculo Nimba é prestar uma homenagem ao espírito feminino existente em todos os seres. Independente do gênero, toda pessoa traz em si energias masculinas e femininas, que tem a potencialidade de gerar, criar, acolher, nutrir, impulsionar, estimular e transmutar.

A Nimba é um ser misterioso que pertence ao mundo da fantasia, originária entre os povos Baga que vivem na Guiné, nas partes mais ocidentais do continente africano, empregada em cerimônias da dança da colheita do arroz executadas a fim de procurar a fertilidade dos campos. Materializada em uma escultura talhada em madeira, sua crista e bico simbolizam poder e virilidade, e seus grandes seios que sugerem fertilidade. Supõe-se que Nimba representa uma divindade de abundância e fertilidade, e também está associada a mulheres grávidas, e aqueles que desejam assegurar a sua progênie.

A Trupe Benkady é um grupo de pesquisa em dança e ritmos de matriz africana, em especial a cultura Mandingue, principalmente das etnias Malinké, Soussou e Baga, povos da Guiné Conacri país que situa-se ao oeste da África. A essência da Trupe Benkady é a dança africana, através dela todo um universo milenar se descortina e é colocado em cena para o público. A dança traz consigo sua cultura, seu povo, seu corpo e seu movimento, que incorporada por uma outra cultura, um outro povo, um outro corpo, impacta, transforma e reconfigura o movimento.

Diante deste fato, o processo de releitura das obras dos balés africanos vai para além da pesquisa, mas para um trabalho de internalização da dança, de aceitação, adaptação e reinterpretação do corpo, para finalmente ocorrer a externalização da dança.

A apresentação é gratuita e acontece às 14h30. (Carta Campinas com informações de divulgação)