Urubu Rei, Mathias Reis
Instalação Site-Specific, 6x2m
jabuticabeira, eucalipto, carretel queimado, tintas e verniz natural

No próximo dia 15 de setembro, sábado, o Goma, espaço de arte e cultura, localizado no Distrito de Barão Geraldo, recebe a mostra coletiva de artes e eco-lógicas intitulada “Urubu Rei”. Trata-se de uma curadoria conjunta com o Atelier Contágio, uma rede que conta com mais de 40 artistas regionais, nacionais e estrangeiros com trabalhos voltados a relações socioambientais. O Goma também é uma rede articuladora de expressões culturais em torno de acontecimentos conjuntos, contando com um restaurante, um grande corredor de containers e um jardim extenso ao fundo com edículas onde funcionam um estúdio de tatuagem, uma barbearia, um brechó e atrações para o público infantil.

Os espaços internos serão ocupados por uma exposição de artes visuais e os espaços externos com instalações, esculturas, bio-construções e reutilização de pallet’s e de grandes bobinas carreteis, material doado através do apoio do setor de sustentabilidade da Empresa Amphenol Broadway Solutions. Ao longo do dia de abertura, o evento ainda receberá uma grande mostra de performance, lançamento de livro e apresentações musicais integradas.

A experiência do Atelier Contágio teve inicio em 2016 num espaço físico também alocado em Barão Geraldo, onde durante dois anos desenvolveram projetos artísticos vinculados a mutirões de permacultura, reunindo também outras pessoas para o plantio de hortas, construção de viveiros, reutilização de pallets, construção com bambus, forno de taipa dentre outros. Após duas mostras públicas, uma realizada em 2017 e outra no inicio de 2018, os artistas decidiram por levar essa experiência a outros lugares, tornando-se um Atelier nômade. Ao invés de distinguir a cultura da natureza, o ambiente é compreendido pelo grupo como parte de uma única rede, uma ecologia social que não é exclusiva dos seres humanos. Em Campinas, restam apenas 2,5% de sua vegetação originária, ao passo que esse desmatamento se deu à custa de séculos de escravidão. Ainda hoje, a desigualdade econômica entre os bairros da cidade é menor que a desigualdade de árvores por pessoa, segundo pesquisa da Secretaria do Verde. Do mesmo modo, acontecimentos recentes na refinaria de petróleo Replan causaram a emissão de gases tóxicos que afetaram indistintamente a saúde das pessoas, animais, plantações e ecossistemas da região.

Com isso, os envolvidos percebem que a perpetuação dessas condições, agravadas pela recente redução de direitos sociais e a ausência de critérios reguladores da especulação mercadológica sobre o ambiente, transformaram a perspectiva do país em um grande cadáver. Foi assim que surgiu uma grande correspondência de sentimentos, desejos e expressões com o Urubu-Rei, espécie hoje em extinção no estado de São Paulo, por sua capacidade regenerativa no ambiente. A espécie é capaz de ver a três mil metros de altura e sentir o cheiro da carniça a cinquenta quilômetros de distância. Com essa mesma atenção para a crise ética e sociopolítica, as produções artísticas se alimentam do que restou do país em bando, reciclam a subjetividade e a retornam aos demais organismos da cadeia alimentar como vida, diferença e criação. (Carta Campinas com informações de divulgação)

Ocupação coletiva:
Adriana Conceição . Alejandro Chellet . ALMA . Anders Kaltner . Andreia Dulianel . Ariane Venturini . BA . Bruna Dolenc . Bruno Trchmnn . Caio Boteghim . Camillat . Cecilia Stelini . Cristiano Cerejo . Constante . Diana Lanças . Fabiano Carriero . Gabriel Neftali . Giló Silvatti . Iam Campigotto . Izabela Pereira . João Slim . João Wesley de Souza . Lea Moraes . Lira . Luiz Cruz . Luis Martinelli . Mateus Stelini . Mathias Reis . Mirs Monstrengo . Otavio Abdalla . Projeto Look Up (Bruna Rossi, Rodrigo Marques, Sara Cora, Vanessa Godoy) . Projeto Vielas Expressas (Adeniran Baltazar, Bruno Costa, Caio Gusmão, Estevão Daminelli, Fernanda Xavier, Mônica Yumi) . Sarah Valle . Seizo Soares . Silvia Matos . Sorina . Spelborea . Raphael Wohnrath . Vitor Pohl . Vitor e Maria Nascimento . Tali Zani . Thalita David . Talita Horniche

Curadoria: Francisco Flores e Mathias Reis

Programação completa:

Mostra de performance | 14-18h
Andreia Dulianel, Camilatt, Cecilia Stelini, Cristiano Cerejo, Lea Moraes, Mathias Reis, Mirs, Monstrengo, Projeto Vielas Expressas (Adeniran Baltazar, Bruno Costa, Caio Gusmão, Estevão Daminelli, Fernanda Xavier, Mônica Yumi), Otavio Abdalla

Pintura ao vivo | 14-20h
Wesler ALMA

Leitura na fogueira | 18h

Lançamento do livro “Arquitetura do sim” (Editora Cozinha Experimental), de Sarah Valle

Apresentações sonoro-musicais | 18-03h
Bruno Trchmnn (17:30h), Vessels of Joy, Anders Kaltner (Nuvens & Tormenta), Duo Jazz

Mostra de vídeo arte em projeção | 18-03h

Tatuagem | 14-22h
João Slim, Tali Zani