De 23 a 29 de setembro, acontece a 19ª edição do FEIA – Festival do Instituto de Artes da Unicamp.

Em 2018 o FEIA, Festival Estudantil do Instituto de Artes da Unicamp, chega à sua décima nona edição buscando refletir sobre o espaço que ocupa. Considerando o lugar em que a arte se localiza no Brasil atualmente, num momento árido de se pensar e fazer o ofício artístico, o FEIA se posiciona como uma raiz que cresce e se alonga por 19 anos num solo quase infértil.

O festival propõe encontrar novas possibilidades para se construir e permanecer existindo. O FEIA não pretende falar sobre, e sim falar próximo; não se enrolar em retóricas. “Que a diversidade seja legítima, seja o conteúdo e não apenas o discurso. Buscamos o concreto, o real, o palpável”, anotam os organizadores do evento.

“As rachaduras na parede, a lama, a fiação exposta, a terra seca, os blocos de concreto e a vida verde que insiste em proliferar: tudo isso nos serve de matéria criadora a ser transformada, sobreposta, recortada, expandida. Olhamos, então, para o desenho de seu projeto arquitetônico e para as texturas vivas que enxergamos hoje, para um quadrado de chão – reinventados, rompidos, contrapostos em suas dimensões físicas e simbólicas.
É dessa mistura que partimos para a décima nona edição do Festival Estudantil do Instituto de Artes: daquilo que projetamos para nós mesmas no passado, do pedaço do solo em que pisamos hoje e das infinitas experimentações que a vida nos permite em cima dele: do que queremos e podemos fazer com isso”. (Ana Carolina Yamamoto, Graduanda em Dança – UNICAMP)

A programação do FEIA 19 inclui uma Mostra de Artes Visuais, oficinas, vivências, shows, espetáculos, mostras, performances, e também as Noites FEIA, com programação em diferentes espaços culturais e bares da cidade.

Veja mais informações AQUI. (Carta Campinas com informações de divulgação)