Na próxima sexta-feira, 7 de setembro, às 19h30, o ciclo Cinema & Literatura, que acontece no Museu da Imagem e do Som (MIS), de Campinas, com curadoria do crítico de cinema e jornalista Ricardo Pereira, exibe o filme “2001, Uma Odisseia no Espaço”, de Stanley Kubrick.

O filme foi baseado em dois contos de Arthur C. Clarke, que escreveu o roteiro com Kubrick e impôs um enigmático monolito negro no caminho do Homem. O monolito aparece sempre associado a algum salto evolutivo. Passa pela Terra, pela Lua e por Júpiter, e guarda uma fabulosa especulação: a de que toda a inteligência e evolução humanas são responsabilidade de uma super-inteligência extra-terrestre. Com um enredo misturando ciência, religião, o desconhecido e a imortalidade, com direito à rebeldia assassina de um computador mais humano do que os que o manipulam, HAL-9000 (as letras anteriores à IBM), Kubrick compôs a primeira epopeia espacial do cinema, embalada pela música de Strauss e por imensos planos onde o imaginário do homem se perde até hoje. (Inglaterra, 1968. Colorido, 141 min).

Um romance tão primorosamente elaborado quanto a obra-prima cinematográfica homônima de Stanley Kubrick, 2001: Uma Odisseia no Espaço não foi escrita depois do filme, e sim ao mesmo tempo que ele. Filme e texto foram criados simultaneamente, e Clarke e Kubrick colaboraram entre si para compor uma das obras de ficção científica mais influentes e duradouras jamais imaginadas. Romance de Arthur C. Clarke (1917-2008). Publicado em 1968.

O Ciclo “Cinema & Literatura” acontece desde agosto de 2011, exibindo, como o próprio nome sugere, adaptações cinematográficas de obras literárias, mas não quaisquer obras. O primeiro critério de seleção dos filmes que compõem o ciclo é justamente a qualidade das obras adaptadas, com isto, nestes quase sete anos de ciclo, já foi possível discutir grandes clássicos da Literatura como Ulysses (James Joyce), “O Processo” (Franz Kafka), “A Montanha Mágica” (Thomas Mann), “Em Busca do Tempo Perdido” (Marcel Proust), “Memórias Póstumas de Brás Cubas” (Machado de Assis), “A Máquina do Tempo” (H.G. Wells), “Solaris” (Stanislaw Lem), “O Retrato de Dorian Gray” (Oscar Wilde), 1984 (George Orwell), “O Conto da Aia” (Margaret Atwood), dentre outros.

A exibição é gratuita e seguida de debate. (Carta Campinas com informações de divulgação)