Campinas participará da 12ª Primavera dos Museus com uma programação gratuita, aberta ao público, que inclui oficinas, exibição de documentários e sarau. Com o tema “Celebrando a Educação em Museus”, a temporada de eventos acontecerá de 20 a 23 de setembro, com a participação dos nove museus municipais da cidade.

A Primavera dos Museus é promovida pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram). Em todo o país, instituições abrem suas portas para uma reflexão sobre uma das principais funções do museu: educar e contribuir no despertar de interesse para diferentes áreas do conhecimento, a vida em sociedade, a importância das memórias e o valor do patrimônio cultural do museu.

“Pensar a educação em museu é também refletir na acessibilidade aos museus. É preciso tornar acessível a todos os públicos o que existe dentro dos museus”, diz Adriana Barão, gestora do Museu da Cidade e também representante regional do Sistema Estadual de Museus (SISEM-SP), instância da Secretaria da Cultura do Estado (SEC).

A realização da 12ª Primavera dos Museus em Campinas é das secretarias municipais de Cultura e Educação. Os eventos vão se concentrar no Museu da Cidade, Museu do Café e Casa de Vidro.

Programação

Dia 20/9, 14h
Mesa de abertura: Ney Carrasco (secretário Municipal de Cultura), Solange Pelicer (secretária municipal de Educação) e Luciana Martins (representante do Plano Nacional de Educação Museal)
Exibição: Educação Museal: um olhar pelos museus municipais.
Local: Casa de Vidro. Lago do Café. Av. Heitor Penteado, 2.145 (em frente ao portão 1 da Lagoa do Taquaral).

15h
Oficina “Políticas públicas e atuação em Rede: Política Nacional de Educação Museal”. Com Luciana Martins e Thiago Consiglio.

19h
Cinema & Educação: Cineclube EJA/Ceforte. Local: Casa de Vidro. Lago do Café. Av. Heitor Penteado, 2.145 (em frente ao portão 1 da Lagoa do Taquaral).

Dia 21/9, 14h
Oficina “Ação extra-muros: Plano de trabalho do setor educativo do Museu do Café de Santos”. Com Daniella de Oliveira. Local: Museu do Café. Av. Heitor Penteado, 2.145 (em frente ao portão 1 da Lagoa do Taquaral).

Dia 22/9, às 12h
Ação Educativa: Caminhada Histórica. Local. Museu da Cidade Lidgerwood. Av. Andrade Neves, 33, Centro.

10h
Ação Educativa: Oficina com a artista Silvia Matos: Autorretrato (FICC)

15h
Ação Educativa: Oficina com artista Silvia Matos: Autorretrato (FICC). Local: Casa de Vidro. Lago do Café. Av. Heitor Penteado, 2.145 (em frente ao portão 1 da Lagoa do Taquaral).

19h
Sarau: Somos Todos Passarinhos. Local: Museu da Cidade Lidgerwood. Av. Andrade Neves, 33, Centro.

23/9, 13h
Exibição do documentário “Viola Perpétua”. Local: Festival Gastronômico de Sousas. Cândido Ferreira.

(Carta Campinas com informações de divulgação)