Na próxima quinta-feira (30), às 20h30, a cantora Xenia França apresenta no Galpão Multiuso do Sesc Campinas o show de seu primeiro disco solo, “Xenia”, em que reverencia a figura da mulher negra em músicas com uma sonoridade pop e pitadas de eletrônico, jazz, sambareggae, rock e R&B.

O disco foi lançado em outubro de 2017 com produção de Lourenço Rebetez, Pipo Pegoraro e coprodução da própria artista. “Minhas influências desde pequena são Michael Jackson, Stevie Wonder, Gilberto Gil, Elza Soares, Margareth Menezes, Ilê Aiyê, Olodum, Edson Gomes, Milton Nascimento, entre outrxs. Também posso dizer que, há pouco mais de quatro anos, vivo um verdadeiro caso de amor pela música e cultura cubana. Neste trabalho, eu louvo esse povo tão maravilhoso por meio do Batá, tambor sagrado presente entre as gravações. De alguma forma, tudo isso está no meu disco”, comenta a baiana radicada em São Paulo.

Xenia é uma cantora reconhecida, entre outros, pelo seu trabalho dentro da banda Aláfia. Sua carreira começou em 2007, quando cantava na noite paulistana sambas e clássicos da MPB no extinto grupo Capadoxe. Inserida em um cenário artístico de resgate e propagação da cultura Afro-Brasileira, a cantora se transformou em uma referência de empoderamento e comportamento feminino, principalmente para as mulheres negras. A cantora já dividiu o palco com artistas como Elza Soares, Maria Bethânia, Emicida, Criolo, Margareth Menezes, Teresa Cristina, Tássia Reis, Liniker, Filipe Catto, Roberta Estrela D’Alva, Larissa Luz, Pipo Pegoraro, Batanga & Cia.

Os ingressos estão à venda a partir de R$ 5 no Portal do Sesc e nas bilheterias das unidades. (Carta Campinas com informações de divulgação)