Neste domingo, dia 26, a partir das 14h, acontece em Santo Antônio de Posse, município próximo a Campinas, o 1º Sarau Pra Posse, uma iniciativa cultural e artística realizada por jovens de Santo Antonio de Posse, com o intuito levar arte e cultura aos moradores da cidade e região.

Dos excluídos e emergentes, cresce a força do querer, de produzir em linguagem e narrativa, a visão do mundo, da sociedade fragmentária e da micro e macro política. Jovens desejosos de terem suas propostas e ideias legitimadas, mas, principalmente, de realizarem ações de mudança na sociedade, tanto na perspectiva cultural, como política, esse parece ser o ideal das organizadoras do 1º Sarau Pra Posse.

Com grande variedade de estilos e linguagens, o evento apresenta extensa programação, desde MCs e grupos de Rap, à apresentações de MPB, Rock e Capoeira.

É o MC que com seu repertório quase que antropofágico assimila o que vê do mundo, das ruas e da vida, falando por linhas correntes frases rimadas sobre a miséria nossa de cada dia, ou, os bailarinos e capoeiristas, se desdobrando ao ritmo das batidas do funk e do berimbau, com toda potencialidade e força corporal.

“Levar cultura e conscientização à população possense, sobretudo aos jovens”, explica Bárbara Gagliardi, uma das organizadores do Sarau Pra Posse. “Nesse evento, alinhamos arte e entretenimento a questões importantes e que deveriam estar sempre em pauta, como sustentabilidade”.

Além do vasto repertório musical, o evento traz uma série de valores comuns, que ainda em pleno século XXI continuam sendo desrespeitados. O repúdio a toda e qualquer atitude machista, racista, homofóbica ou preconceituosa de qualquer natureza.

A pauta ambiental também está presente com uma roda de conversa com representantes e responsáveis pela Cooperposse (Cooperativa dos Coletores de Material Reciclável de Santo Antonio de Posse), instituição que realiza trabalho importante no reaproveitamento de materiais recicláveis.

Como de tradição, o Sarau vai ter microfone aberto, dando a liberdade para os presentes recitarem poemas e textos em geral.

Aberto ao público e gratuito, o evento acontece na Praça Temática Gastone Mazotti, localizada na Avenida José Amauri Bortolotto, Santo Antônio de Posse.

Veja mais detalhes sobre as atrações do evento:

Siloque
De Águas de São Pedro, Mario Ribeiro, conhecido também por Siloque é presença garantida no 1º Sarau Pra Posse. Com uma lírica afiada, pesada de tantas críticas sociais e ativismo, Siloque vai mostrar que não tá a passeio quando o assunto é passar sua mensagem. Com influências do Punk e do Hardcore, seu Rap é uma mistura que combina, na maioria de seus sons, um speed flow intenso com letras ainda mais intensas, cheias de referências políticas, históricas e de protesto.

ZERO19
O grupo de dança ZER019 de Santo Antonio de Posse estará presente, para balançar e remexer tudo. Duvido vocês não começarem a dançar quando esse grupo entrar em cena. Preparem-se que o Romero Da Silva Castro, coreógrafo e dançarino do grupo, junto com os integrantes Beatriz Souza, Beatriz Girard, Angélica Carvalho, Adriano Souza, Gabrielly Castro, Jeferson Santos e Gean Dionísio prometem uma apresentação de dança de rua como vocês nunca viram.

Centro de História da Arte Maior
O grupo de capoeira “Centro de História da Arte Maior” estará presente no 1º Sarau Pra Posse para nos contagiar com muita cultura e ancestralidade. De Santo Antonio de Posse, o grupo “CHAMA Capoeira” conta atualmente com mais de 30 integrantes, dentre eles crianças, jovens e adultos. Com o contramestre Nilton Modesto, o grupo prestigiará o evento, mostrando que a nossa cidade também tem cultura pra oferecer.

Ganja Manos
Formado por Marcus Vinícius Paiva, Gabriel Henrique e Marcos Antônio Sxeik, Ganja manos é mais uma das atrações do 1º Sarau Pra Posse. De Artur Nogueira, o grupo de Rap composto pelos MCs Piko, Toka e Sxeik promete uma chuva de críticas sociais nas suas letras pesadas, mas sem deixar de lado a irreverência e o bom humor. Em suas letras, a dupla também procura mesclar protesto e ativismo com versos que tratam de temas cotidianos como o amor, fazendo do som do Ganja Manos algo único.

Salsa
O Vinicius Medeiros, conhecido por Salsa, também estará presente no nosso 1º Sarau Pra Posse. Salsa promete um som acústico de qualidade, com muita música boa e uma participação especial do Gustavo Martins, conhecido como Panela, tocando sua flauta transversal e dando aquele diferencial no evento. Sempre presente nos eventos em Artur Nogueira e fortalecendo a cena do Hip Hop, Salsa vai agitar o 1º Sarau Pra Posse.

Sétimo Selo
“Vários mano se perde e perde a conduta, Rap é união e não disputa” pega a visão do Sétimo Selo, outra atração confirmada pro 1º Sarau Pra Posse. De Artur Nogueira, os MCs Ferrugi e Negum estão armados até a cabeça com lírica pesada e rimas afiadas.

Artefatos Clan
Formado por Inokoshi, Sick, Leite e HPR, o grupo Artefatos Clan de Mogi Mirim marcará presença na primeira edição do Sarau Pra Posse. Em suas letras pesadas, os MCs do ArteFatos Clan sempre buscam fazer uma crítica social, deixando sua marca e do Coletivo SujoMemo.

Primavera Nacional
Vocês duvidaram de ‘nois’ e olha o que a gente fez: direto de Mogi Guaçu/Mirim para mostrar que o interior tem voz, Primavera Nacional estará presente no 1º Sarau Pra Posse. O grupo de Rap formado por Arthur, Átila, Matraca e NGO teve início em 2015 e já abriu shows de grupos como o PrimeiraMente, Facção Central e Sistema Negro. O grupo também é presença constante em eventos culturais nas cidades de Mogi Guaçu, Mogi Mirim e região, participando e organizando batalhas de Rap, saraus e apresentações em comunidades carentes, usando a música e a arte em geral como instrumentos de mudança e transformação sociais.

Artista Vinicius dos Anjos
Vinicius dos Anjos, conhecido como Tio Vi, vai ajudar a deixar o nosso 1º Sarau Pra Posse repleto de artes incríveis. De Artur Nogueira, Tio Vi traz desenhos de sua exposição chamada “Meus Olhares”, que externam em traços, aquarelas e pontilhismo toda sua sensibilidade e sua percepção do mundo. Tio Vi também realiza um importante trabalho de ativismo ao retratar elementos de origem africana, aliando sua arte à representatividade e empoderamento.

Derivados da Terra
Grupo de rap criado em 2013 no centro de Campinas-SP por Michael Braga e Luis Gustavo Dipe. Sentindo na pele o que a arte e a cultura podem proporcionar para cada indivíduo aqui nesse planeta, o Derivados da Terra surgiu como um projeto de vida a fim de expor todos os pensamentos e aflições de dois amigos que compartilhavam de uma visão parecida de ver a vida e de se enxergar perante ela, tendo as letras voltadas para o protesto e existência. Após o falecimento de Michael em um acidente de skate em Novembro de 2015, o Derivados da Terra é representado por Luis Gustavo, que mantêm a essência do grupo. Sempre visando o todo, afinal o Derivados da Terra sempre foi um só. Uma junção de almas, de eu e você, desse obscuro universo e nós, da vida e da morte e assim por diante.

Grupo de Dança Athlética
O grupo de dança Athlética confirma presença no 1º Sarau Pra Posse!!! Coreografado por Angélica Carvalho, o grupo apresentará duas coreografias: a kids, formado por crianças e adolescentes entre 8 a 14 anos e a do grupo juvenil-adulto. De Santo Antonio de Posse, o grupo mostrará por meio de coreografias animadas o poder contagiante que a dança tem, além de ser uma forma da arte se expressar corporalmente.
Essa professora maravilhosa oferece aulas gratuitas na Academia Athlética aos sábados das 9h às 10h30.

Rajja Drope
Artista movimentado pela libertação do sofrimento e expressão dos sentimentos, MC Rajja traz na sua poética abordagens existenciais e canaliza o potencial musical para uma ascensão vibracional e expansão da consciência.

Synestesia Rap
Formado por Anderson Ricardo, Leonardo Augusto e Anauê, o grupo de Jaguariúna promete uma apresentação de conscientização com suas rimas que trazem questionamentos importantes, como a desigualdade e o preconceito. Com os MCs Beiço e Leozera, Synestesia Rap vai agitar o palco do 1º Sarau Pra Posse, mostrando que o Rap do interior tem muita mensagem, crítica e debate político para nos trazer. Assim como o nome do grupo sugere, a apresentação deles será um misto de sensações e emoções que sentiremos por meio de cada som, preparem-se.

Perdidos do Bosque
Filhos de Santo Antônio de Posse, a banda Perdidos do Bosque também comparecerá no 1° Sarau Pra Posse e prometem fazer uma roda de samba sensacional, com autorias que vão desde Criolo à Chico Buarque. A banda é formada por Zinho Grilo, Luka Giovani, Estevão Souza, Tremáscano Leo, Caio Henrique e qualquer um que saiba fazer um som e esteja perdido no bosque ou na pracinha.

COLABORADORES

Constantin Pic
Constantin Pic confirma presença no 1º Sarau Pra Posse! De Santo Antonio de Posse, o fotógrafo Fillipy Constantini registra por meio de suas lentes todos os detalhes dos rolês que frequenta, não deixando nada passar batido.
Suas fotos de paisagens encantadoras e de tirar o fôlego eternizam momentos e lugares, sensações e encontros, além de transpassar toda sua sensibilidade e atenção às pessoas que cruzam seu caminho.

Aila Neris Fotografia
De Artur Nogueira, a fotógrafa Aila Neris nos mostrará por meio de seus registros sensíveis e cheios de emoção e empoderamento um pouco de seu amor à arte, à cultura de rua e à fotografia. Sempre presente em eventos de Hip Hop de Artur Nogueira, Campinas e região, Aila eternizará esse dia incrível com suas fotos que captam todo o amor envolvido nos artistas e participantes presentes, passando também o seu amor através das lentes.

Rômela Batista
Conhecida por Tia Rô, Rômela Batista marcará presença no 1º Sarau Pra Posse. Uma das organizadoras do Slam da Quebrada 019, a Tia Rô é responsável também pela filmagem e edição dos vídeos da Batalha do Teatro – Mogi Mirim e dá Na Ponta da Navalha, conhecida atualmente como Batalha na Estação, que acontecem semanalmente em Mogi Mirim e Mogi Guaçu, respectivamente. Sempre presente na cena do Hip Hop na região, a Tia Rô fará registros cheios de emoção e atitude, mostrando todo seu talento e arte por meio de suas fotografias incríveis.

BackSpace e Salsa Street Co.
Colaboradores do 1º Sarau Pra Posse e apoiadores de diversas iniciativas culturais e esportivas na região, a BackSpace, de Holambra e a marca de roupas Salsa Street Co., de Artur Nogueira, estarão realizando durante o evento, sorteio de alguns produtos. De forma colaborativa, o Sarau Pra Posse só acontece devido aos seus organizadoras e parceiros, que se empenham na manutenção de eventos como esse.

(Carta Campinas com informações de divulgação)