A Unicamp divulgou, por orientação da Polícia Civil, nesta quinta-feira (16) imagens do circuito interno de câmeras que mostram um suspeito da autoria de pichações de cunho nazista e de apologia à violência na biblioteca do Instituto de Estudos da Linguagem (IEL), Instituto de Geociências (IG), Biblioteca Central (BC) e Ciclo Básico (CB). (Veja imagens das pichações)

Segundo a Unicamp, o  material também já foi disponibilizado para a Policia Civil, que conduz as investigações. Quem reconhecer o suspeito ou tiver informações sobre a autoria do ato, deve entrar em contato com a Vigilância do Campus, por meio do telefone 35216000.

Na quarta-feira (15), foram encontradas pichações nas paredes e computadores do IEL e no banheiro masculino do IG. Nesta quinta-feira (16), após novo levantamento, também foram encontradas pichações com as mesmas características na BC e no CB. Além de registrar o caso na polícia, a administração central também instaurou uma sindicância interna para apurar o caso.

As imagens mostram um homem de roupa escura em atitude suspeita circulando pela biblioteca do IEL. Após entrar pela porta principal, ele mexe numa bolsa que estava em cima de um dos armários na entrada do prédio. Numa das imagens, ele aparece tirando do bolso um objeto semelhante a uma caneta vermelha do tipo pincel atômico. As pichações foram feitas com uma caneta desse tipo, de marcador vermelho permanente.

Segundo, a Reitoria da Unicamp, que condenou com veemência o ato de vandalismo, serão tomadas todas as providências para apurar o fato e garantir que o autor seja identificado e devidamente processado dentro e fora da Universidade.” Mais graves do que os danos causados ao patrimônio público são o simbolismo dos desenhos e o teor das mensagens, totalmente incompatíveis com os valores da Unicamp e absolutamente inaceitáveis no âmbito de uma comunidade acadêmica que preza a democracia, a paz e a diversidade”, informou. (Com informações de divulgação)

Veja o vídeo