A Casa de Vidro recebe a exposição “Tautologia do Olhar”, da artista visual Sílvia Matos, de 5 a 30 de setembro. A abertura, no dia 5, às 19h, terá show musical com a banda Revanche e praça de alimentação.

A mostra reúne obras de várias fases da artista. “São um recorte específico na minha trajetória. O meu sonho inicial era ser capaz de pintar retratos. Logo que consegui esse feito, e estudando arte contemporânea, fui enveredando pelos objetos, livros de artista, instalações . Quando necessitava de uma imagem para compor uma obra, a que estava mais perto era a minha”, revela Sílvia.

Segundo a curadora Tina Gonçalez, “as séries de autorretratos apresentados por Sílvia Matos propõem um percurso que acompanha a sua evolução artística e pessoal, expondo não apenas a sua imagem, mas a tônica do seu discurso: a autoimagem como processo de construção artística”.

Reunidas em um mesmo espaço, as obras reúnem conjuntos distintos de proposições que refletem os percursos perceptivos e técnicos realizados pela artista em diferentes períodos. A série “Estudos”, produzida com materiais gráficos e pictóricos tradicionais, é complementada por autorretratos processados no computador denominados como “Gritos no escuro”, “Grito mudo”, “Caixas de gritos mudos”, “Máscara”, “Olhares” e o objeto-livro “Beleza”, sendo finalizada com as obras que invocam as sombras e os selfies.

Oficinas

Durante o período da exposição, Sílvia Matos irá ministrar quatro oficinas gratuitas sobre retrato e autorretrato. As obras executadas pelos participantes serão incorporadas à exposição. Os dias e os horários das oficinas são: 20/9, das 18h às 20h30; 21/9, das 9h às 11h30; 22/9, das 15h às 17h30; 25/9, das 15h às 17h30.

A exposição “Tautologia do Olhar” foi contemplada pelo Fundo de Investimentos Culturais de Campinas (FICC). (Carta Campinas com informações de divulgação)

Exposição “Tautologia do Olhar”, de Sílvia Matos
Quando: 5 a 30 de setembro
Abertura: 5, quarta, às 19h
Visitação de terça a sexta, das 9h às 17h; sábado, das 9h às 13h.
Onde: Casa de Vidro (Av. Heitor Penteado, 2.145. Taquaral. Campinas).
Entrada gratuita