A Procuradora-Geral da República, Raquel Dogde, protocolou no início da noite desta quarta-feira (15) pedido de impugnação ao registro do ex-presidente Lula no Tribunal Superior Eleitoral (TSE). A procuradora agiu logo após o PT ter registrado a candidatura do ex-presidente. Nunca se agiu tão rápido na PGR.

Numa ação claramente política, visto que Dodge ficou de prontidão aguardando o registro para pedir a impugnação, fato excepcional, assim como a rapidez dos processos e ações contra Lula. O objetivo é evitar a foto de Lula na urna eletrônica. Para ela, o registro do petista não é elegível uma vez que foi condenado em segunda instância, pela turma do TRF-4, o tribunal que faz plantão de domingo.

Reportagem do Jota diz que Dodge apresentou ao TSE a certidão do Tribunal Regional Federal da 4ª Região que condenou o petista a 12 anos e 1 mês pelos crimes de corrupção passiva e lavagem de dinheiro. Na avaliação da PGR, Lula está enquadrado na Lei da Ficha Limpa, que veda a condição d candidatos a condenados em decisão proferida por órgão judicial colegiado por crimes de lavagem de dinheiro e corrupção. (Veja mais no Jota)