O sistema financeiro concentrado implantado no Brasil com os juros mais altos do mundo, associado a concentração de renda, faz com que 63,4 milhões de brasileiros estejam com dívidas atrasadas em julho de 2018.

Os 63 milhões de brasileiros com dívida representam quase a metade dos eleitores que vão às urnas em outubro próximo. A informação do número de endividados é do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC). Fora isso, ainda tem um partido criado por banqueiros para governar o Brasil.

Segundo reportagem do 247, a economista-chefe do SPC Brasil, Marcela Kawauti afirma que o número assusta, porque a série histórica mostrava uma melhora na inadimplência de março a setembro de 2017. Os mais pobres ainda são os que mais devem. O percentual de famílias de menor renda com dívidas pendentes caiu de 29%, em julho do ano passado para 26,7%, agora. No caso das pessoas com renda superior a dez salários mínimos, o índice é bem menor, 10,8%.

O alto índice de inadimplentes é apenas um das estatísticas que mostram o fracasso do golpe. Atualmente, o País tem 13 milhões de desempregados, de acordo com levantamento divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), no final do mês passado. (Carta Campinas)