A Mostra+Sustentável 2018 acontece em Campinas dos dias 29 de agosto a 7 de outubro de 2018, no Serviço de Saúde Dr. Cândido Ferreira, e tem como um de seus objetivos principais deixar um legado social positivo e, principalmente, gerar atitudes sustentáveis.

A Mostra é um evento de arquitetura e decoração que reúne empresas e instituições em benefício da reforma e revitalização do espaço de saúde. Entre os expositores, está o curador de mostras Sergio Zobaran, com o espaço ‘Galeria de Arte’. O espaço conta também com curadoria de arte da galerista Livia Doblas.

Sérgio Zobaran é curador e sócio da Mostra ‘Modernos e Eternos’, em São Paulo, e é o convidado especial do evento como responsável pelo maior espaço do local, a ‘Galeria de Arte’. Todo o trabalho de restauro foi pensado para causar o menor impacto ambiental possível, preservando todas as características da arquitetura existente, do piso ao teto. Em conjunto com a curadora de arte Livia Doblas, foram selecionados artistas que trabalham de alguma forma com a sustentabilidade para preencher os 248m² de espaço.

“Nós dividimos o ambiente em quatro partes distintas de acordo com os artistas, como nas exposições quando fazemos agrupamentos para uma melhor leitura do visitante. Entre os artistas selecionados está Armarinhos Teixeira, com quem trabalho há alguns anos. Ele utiliza em suas esculturas fibras de pneu que são sobras na fabricação dos mesmos e que é um material não reciclável e com grande durabilidade na natureza. O resultados são peças extremamente contemporâneas”, diz a curadora de arte Livia Doblas.

A fim de ter arte moderna e também figurativa, diversificando a leitura do visitante, os curadores incluíram a arte do Denilson Fragoso. Ele fez o restauro das paredes e contou para os curadores da ‘Galeria de Arte’ que também pintava quadros. Após gostarem da pintura do restaurador, e por acharem que a arte também deve ser inclusiva, um anônimo das artes também vai estar nas paredes. Além disso, todas as peças possuem um apelo sustentável.

“Para os móveis também foram escolhidas peças sustentáveis, como poltronas inteiramente construídas com sobras de barcos que vem do sul do país. Elas têm os cascos dos barcos, redes e cordas. Todo mobiliário de madeira é de descarte ou certificado. Telas, esculturas e fotografias, em contraponto a peças de mobiliário de design contemporâneo, formam uma exposição eclética neste espaço de contemplação da arte e da natureza em torno da praça central do prédio histórico e tombado, datado de 1926”, diz Doblas.

A presença da Galeria de Arte Livia Doblas nas mostras de decoração vem tornando a arte de artistas consagrados acessível ao grande público, além de provar que a arte é muito importante para a decoração. Não se trata de um ‘item’ a mais no décor, mas sim o ‘diferencial’ dos projetos e de qualquer ambiente. (Carta Campinas com informações de divulgação)

Mostra+Sustentável 2018
Quando: De 29 de agosto a 7 de outubro de 2018
De quarta a sexta – das 14h às 20h
Aos Sábados, domingos e feriados – das 10h às 18h
Onde: Serviço de Saúde Dr. Cândido Ferreira (Rua Helena Fabrini, s/n (próximo ao 118), Sousas – Campinas/SP)