Chamados de “Lulaços”, os flash mobs pró-Lula são uma das maiores novidades em termos de estratégia política nesta eleição de 2018.

Flash mob é um termo em inglês, que virou moda alguns anos atrás.  Se refere a um grupo pessoas que se reúne repentina em ambiente público e realizam uma performance surpreendente por um certo período de tempo. Flash mobs são rotineiramente organizadas por redes sociais ou mensagens pela internet.

Aproveitando da grande quantidade simpatizantes e de petistas em todo o Brasil, militantes têm organizado esses flash mobs em feiras, shoppings e centros comerciais. Em várias capitais já aconteceu e tem crescido com a prisão política de Lula e com o boicote também por parte da grande mídia.

Os Flash mobs de pestistas chamam a atenção da população e pegaram de surpresa o grupo de juízes que promoveu a prisão sem provas do ex-presidente e também a Rede Globo. Juízes e a Rede Globo, que são os principais adversários do PT nestas eleições de 2018, estão até o momento sem reação a essas mobilizações.

É uma mobilização de difícil combate: é física, mas conectada com a internet; é criativa, mas politizada; é com muitas pessoas, mas instantânea. E nada pode ser feito contra essas manifestações. Pelo menos não inventaram nada até o momento. Veja alguns vídeos desses lulaços:

1. No shopping Estação em Curitiba

2. Shopping em Salvador

3. Shopping em João Pessoa

4. Em Shopping em Brasília

5. No metrô do Rio de Janeiro