A tradicional festa de São Joaquim e São Roque, no distrito de Joaquim Egídio, em Campinas, vai receber alunos do projeto cultural “Oficinas de Música Caipira” para uma apresentação gratuita no domingo, dia 19/08, às 13h, dentro da programação da festa.

O evento, que já está na sua 92ª edição, acontece nos dias 18 e 19 de agosto, na Rua José Inácio, no centro do distrito, com programação religiosa e festiva, além de várias barracas de comidas. No sábado, a programação festiva tem início às 11h. No domingo, às 12h. A programação completa está disponível AQUI.

O projeto “Oficinas de Música Caipira”, que se apresenta na festa de São Joaquim e São Roque no dia 19, às 13h, oferece aulas gratuitas de violão, viola caipira e canto coral na Escola Estadual Francisco Barreto Leme, em Joaquim Egídio. A iniciativa, idealizada pela produtora Direção Cultura, começou em 2017 como ‘Oficinas Culturais’ e já reúne cerca de 60 alunos e 15 membros da comunidade.

Além do resgate da cultura caipira, o aprendizado da música e o envolvimento dos participantes com arte e lazer, também é objetivo do projeto aproximar as famílias, instituições e a comunidade, com apresentações abertas e gratuitas.

As aulas de violão e viola são voltadas apenas aos alunos da escola, porém as aulas de canto coral são abertas também à comunidade. A professora regente, a cantora Ana Salvagni, conta que o grupo está em busca de mais vozes masculinas para se somar à turma. “Estamos abertos inclusive para os iniciantes. Nossos ensaios são sempre às quartas-feiras, das 19h às 20h40”, comenta. A escola estadual Francisco Barreto Leme fica na rua Antonio Nunes Felipe, 51, em Joaquim Egídio. (Carta Campinas com informações de divulgação)