Durante o mês de agosto, o público poderá conferir na Biblioteca Pública Municipal “Professor Ernesto Manoel Zink”, duas exposições: “A Sede” e “Dito: 25 anos de tiras benditas”.

A Exposição “A Sede” é de Marcel Bartholo, artista nascido em Teresópolis, região serrana do Rio de Janeiro, mas radicado em Sorocaba (SP). É ilustrador, quadrinista e artista plástico, sócio-fundador do Estúdio Ideaboa. É Pós-graduado em Artes Visuais – Cultura e Criação; é professor e ministra oficinas de desenho e criatividade. Organiza o Ilustradoria – Encontro Ilustrado, evento voltado para os admiradores e profissionais do desenho.

Sua estreia nos quadrinhos foi em 2016 com a publicação independente Insubstituível, que lhe rendeu indicação ao Troféu HQMIX na categoria de melhor colorista. Em 2017, lançou Carniça, em parceria com o roteirista Rodrigo Ramos, e em 2018 ilustrou o segundo volume da antologia de contos de horror Narrativas do Medo. Pelo selo Jupati Books, da Marsupial Editora, lançou O Santo Sangue, Ilustrando o roteiro de Laudo Ferreira.

“A Sede” traz vinte e cinco ilustrações de Marcel Bartholo, em que a imaginação e emoção se fundem em espaços escuros e claustrofóbicos, paisagens ameaçadores com personagens como Jekyll, Carrie, Coraline, Mumia, Carniça, Bela & Fera… são narrativas do medo. A apresentação da exposição tem texto dE Laudo Ferreira, quadrinista e roteirista de histórias.

EXPOSIÇÃO “A SEDE” de Marcel Bartholo
Visitação: 6 a 30 de agosto de 2018
Local: Biblioteca Pública Municipal Professor “Ernesto Manuel Zink
Av. Benjamin Constant, 1633 – Centro, Campinas – SP,
Quando: De 2.a à 6.a feiras, das 9 às 17 horas

O personagem de quadrinhos Dito, o Bendito, do caricaturista e designer piracicabano Érico San Juan, celebra seus 25 anos na Biblioteca Municipal Manoel Zink, com a Exposição “Dito: 25 anos de tiras benditas”.

O personagem “Dito, o Bendito” nasceu nas páginas do Jornal de Piracicaba, onde foi publicado em fases semanais e diárias, de novembro de 1993 a maio de 2005, Desde então, o personagem ganhou dois livros publicados pela editora Marca de Fantasia, teve exposição na Câmera de Vereadores de Piracicaba, em 1996, além de ser escolhido para integrar um livro didático da editora Saraiva, em 2013.

A apresentação da exposição “Dito: 25 Anos de Tiras Benditas”, coube a Mig Mendes, colaborador de Ziraldo na criação dos quadrinhos do Menino Maluquinho e autor das tiras Os Migonautas e Thrash, publicada no suplemento infantil da Folha de S. Paulo.

A exposição traz 25 tiras selecionadas entre as 759 publicadas no Jornal de Piracicaba durante 12 anos (1993 a 2005) e há ainda curiosidades e fatos a respeito do personagem.

A comemoração dos 25 anos também se dá através de um documentário de 12 minutos com direção de Francisco Araújo, traz depoimentos de jornalistas, artistas gráficos e radialistas que acompanharam a trajetória do personagem e seu autor.

EXPOSIÇÃO “DITO: 25 ANOS DE TIRAS BENDITAS” de Érico San Juan
Visitação: 6 a 30 de agosto de 2018
Local: Biblioteca Pública Municipal Professor “Ernesto Manuel Zink
Av. Benjamin Constant, 1633 – Centro, Campinas – SP,
Quando: De 2.a à 6.a feiras, das 9 às 17 horas

A entrada é gratuita.

(Carta Campinas com informações de divulgação)