O candidato à Presidência da República, Ciro Gomes (PDT), esteve em Campinas nesta quinta-feira, 30 de agosto, para visitar o Laboratório de Genômica e Expressa (LGE), do Instituto de Biologia (IB), da Unicmap.

O candidato conheceu alguns projetos do laboratório, sobretudo nas áreas de energia e de fitossanidade e depois conversou com pesquisadores e professores. “O Brasil está numa encalacrada tão grave, que, ou a gente pede socorro ao pensamento universitário, ou esse país vai mesmo para o brejo. Por tudo o que estamos assistindo, vamos começar a desacreditar fatias imensas da população nesta linguagem da democracia que é a política”, afirmou Ciro Gomes.

O candidato também afirmou o Brasil precisas cuidar da sua maturidade tecnológica. “É vã a crença de nossas elites de que vamos pagar o modo de vida moderno desejado pela sociedade com soja, milho, minério de ferro bruto e petróleo. Precisamos construir um projeto de forma lúcida”, afirmou.

Segundo o professor Gonçalo Amarante Pereira, coordenador do LGE, foi uma boa ocasião para colocar a ciência e tecnologia em discussão, provocando o tema na campanha presidencial. “Quando um candidato puxa o tema, os outros seguem atrás. Não deixa de ser uma contribuição importante da Unicamp”, disse Pereira. (Com informações de divulgação)