Buzum

Neste mês de julho, bonecos ganharão vidas em diferentes espaços do Sesc Campinas dentro da programação “Bonecos Fora da Caixa”. Com artistas de distintas origens e escolas, será possível conferir a diversidade de formatos, técnicas e propostas estéticas dessa modalidade tão querida pelo público.

Na sexta (20), às 20h, no Teatro do Sesc, acontece o espetáculo Tropeço, com o grupo paranaense Tato Criação Cênica. Sobre uma mesa, com baús e objetos, cria-se um mundo onde atores manipuladores e suas mãos dão vida a duas personagens: duas velhas que moram juntas. A solidão e as pequenas ações rotineiras em um universo de poesia e comicidade, em mãos que andam, dançam, bebem, respiram, riem e choram. Ingressos à venda a partir de R$ 5 nas Unidades ou pelo Portal do Sesc.

O grupo também apresenta no sábado, 21, às 12h30, no Jardim do Galpão, o espetáculo Emiliano. Emiliano é um teatro de caixa, lambe-lambe, onde o micro-espetáculo de três minutos dentro da linguagem é apresentado para um espectador por vez. Cada passo de Emiliano é um desafio, uma luta incessante contra a estagnação. A apresentação é gratuita e as vagas limitadas por ordem de chegada.

Também no sábado, no mesmo horário e local, Daiane Baumgartner apresenta Vincent. Vincent conseguiu driblar a única certeza de futuro que temos: a morte. A inspiração para a construção desta obra vem do expressionismo alemão. Vincent é um vampiro que está a muitos séculos preso no porão de seu castelo e, apesar de sua imortalidade, sua maldição é passar a eternidade em busca de vida. Apresentação gratuita.

Ainda no sábado, às 14h30, o Jardim do Galpão recebe o espetáculo Amor nada é, com Juliana Notari. Espetáculo íntimo de marionetes. Uma mulher velha, dona de um circo já inexistente fisicamente, agora viaja em seu trailer, em suas memórias, e guarda toda a estrada dentro deste espaço. O espaço cotidiano é apresentado de forma fantasiosa cheio de segredos e metáforas. Apresentação gratuita.

Juliana Notari também apresenta no sábado, 21, às 12h30, o espetáculo Chá com… O espetáculo foi criado a partir de histórias das mulheres idosas que a artista encontrou durante a estadia nas casas de repouso na França. Dentro de uma antiga cozinha portuguesa decorada por tradicionais azulejos, o espectador é convidado a tomar um chá preparado por uma senhora portuguesa, Luzia. Apresentação gratuita.

Naifs

No domingo, 22, às 14h, na Área de Convivência, Daiane Baumgartner e João Sobral apresentam Naifs. Naïfs é uma performance do cotidiano de uma senhora e um músico inventor que toca com sua vassoura. Através da mistura de música, bonecos, artes plásticas e dança, entram em cena as alegrias e dores, os anseios e vazios contidos nas histórias experimentadas pelos personagens. Apresentação gratuita.

A programação traz ainda a oficina teórico-prática Manipulação de Bonecos de Mesa, com Rafael Curci, que propõe uma aproximação concisa sobre a manipulação de bonecos de mesa. Durante o encontro, os participantes poderão conhecer e exercitar a manipulação dos bonecos e suas possibilidades cênicas, contracenando com eles e construindo pequenas cenas.

Buzum

Outro destaque é o espetáculo Mamulengos que será apresentado no Terminal Rodoviário Ramos de Azevedo com Buzum!, um ônibus especialmente transformado que leva o teatro de bonecos ao encontro do público. O espetáculo é feito totalmente com mamulengos criados e confeccionados por artistas de Glória do Goitá (PE), importante polo de mamulengueiros no país. Joana, uma esperta garota que adora o carnaval, parte rumo a uma aventura para salvar seu amigo João.

A Cia. Mevitevendo e o Coletivo de Ventiladores apresentam na programação do “Bonecos Fora da Caixa” o espetáculo Baile Insólito no dia 27, sexta-feira, no Jardim do Galpão. Estranhas, inabituais, extraordinárias e inesperados bonecos. Nesta parada de rua as marionetes são livres de formas e moldes, e libertas de definições. Os Insólitos saem às ruas para brincar com o imaginário do público que é convidado a bailar com esses seres fantásticos.

Boca do Lixo

No sábado, 28, a Cia. Talagadá traz para a Área de Convivência do Sesc Campinas o espetáculo Boca do Lixo. Três manipuladores utilizam a técnica de manipulação direta para dar vida aos bonecos. A apresentação de quinze minutos retrata o drama de um homem, acompanhado apenas de sua mala e de algumas lembranças, que se encontra sozinho, mesmo estando cercado pela multidão que lhe observa e muitas vezes o descarta.

A programação traz ainda Bonecando, com Abel Saavedra. O artista apresenta seus bonecos que participam das intervenções em espaços não convencionais. Cada uma destas personagens, a partir da energia própria da sua essência, interage com o espaço e com os espectadores.

Cortejo Bloconeco

Para encerrar as atividades, a Cia. Navegante, de Mariana-MG, apresenta o Cortejo Bloconeco na Área de Convivência. Formado por um grupo inusitado de bonecos gigantes anões, o cortejo liderado por um apresentador e seu estandarte, faz um desfile que mistura música, dança e teatro. Ao final, o público é convidado a participar do cortejo com os bonecos, dançando e cantando.

Mais informações sobre a programação completa do “Bonecos Fora da Caixa” no Portal do Sesc. (Carta Campinas com informações de divulgação)