O grupo Urucungos, Puítas e Quijengues realiza seu tradicional arraial julino no próximo sábado, dia 21 de julho, a partir das 14h, com entrada gratuita.

Como vem acontecendo em todos os anos, haverá a celebração do Levantamento do Mastro conduzida pelo grupo Caixeiras das Nascentes.

No arraial, o público poderá saborear desde comidas típicas artesanais como cachorro quente, pastel, canjica, arroz doce, bolos e as deliciosas tortas preparadas pelas integrantes do grupo Urucungos. E como não poderia faltar, os saborosos quentão e vinho quente.

A programação conta com diversos grupos de cultura popular, a riqueza do patrimônio cultural e seu legado, haverá jongo, samba, coco, maracatu e tambor de crioula.

O grupo Urucungos, Puítas e Quijengues neste ano de 2018 completa 30 anos de existência. O Grupo Urucungos foi fundado em 1988 pela mestra de cultura popular Raquel Trindade, filha do artista popular e folclorista Solano Trindade, que batizou o grupo de Urucungos (Berimbau), Puítas (Cuíca) e Quijengues (Tambor), instrumentos musicais africanos provenientes de Angola e difundidos no Brasil.

O grupo tem como missão principal preservar e divulgar a cultura popular brasileira de acordo com a maneira com que as manifestações são vivenciadas nas suas origens.

Urucungos, Puítas e Quijengues traz a força da resistência da cultura popular. Neste ano, o grupo perdeu a sua matriarca fundadora Raquel Trindade e recentemente o Mestre Alceu Estevam. Apesar das tristes perdas, o grupo continua se apresentando e seguindo a orientação das mestras e mestres carregando a bandeira do legado construído.

A Festa fará uma homenagem aos fundadores Raquel Trindade e Alceu Estevam.

Veja abaixo a programação completa da Festa Julina do Urucungos. Mais informações no evento criado nas redes sociais. (Carta Campinas com informações de divulgação e texto de Fabiana Ribeiro)

14h – Caixeiras das Nascentes (Levantamento do Mastro)
15h – Padre Paulino (Oração em Homenagem ao Mestre Alceu)
16h – Urucungos
17h – Coco do Yiawarate
18h – Maracatucá
18h30 – Bateria Alcalina
19h – Jongo Dito Ribeiro
19h30 – Grupo de Teatro e Dança Savuru
20h – Coco do Encantado
20h30 – Tambor de Crioula

Arraial do Urucungos, Puítas e Quijengues
Data: Sábado, 21 de julho
Horário: 14h às 22h
Local: Sede do Grupo Urucungos, Puítas e Quijengues
Endereço: Rua Salvador Lombardi Neto, nº 15 – Vila Nova Teixeira – Campinas/SP
Entrada gratuita