Rochelle Costi, Casa ribeirinha

O Subsolo – Laboratório de Arte abre neste sábado, dia 4 de agosto, às 11h, as portas para nove artistas visuais de São Paulo e Campinas ocuparem seu espaço com mostras paralelas. “Margens”, da fotógrafa e artista multimídia visual Rochelle Costi, que será exposta na 3th Beijing Photo Biennial, na China, no próximo mês de setembro, fará parte do evento. “Entre-Conexões”, que trará pintura e escultura, de Maria do Carmo Verdi, é outra obra que consta da programação.

Selena Pelegrini e Damaris Mortari, com “Entre passagens e desejos” e Rosana Torralba, que apresentará “Enquanto houver…”, juntamente com Alba Corte e Danilo Garcia que estarão expondo “Inquietações”, completam os artistas que têm uma produção de alta performance e estarão no Subsolo. Os nomes acima vão expor fotografias e instalações, respectivamente.

O lado mais jovem das artes visuais vai marcar presença com Raphael Ghiraldelli, com “Efemérides” e Ludmila Porto, com seu “Ripping off Doris Salcedo on my own way”, que recentemente foi selecionada pelo edital do Prêmio EDP nas Artes e exporá sua obra em novembro no Instituto Tomie Ohtake. Nestes casos, os artistas apresentarão desenhos e instalação.

Às 13h está prevista uma conversa com os artistas sobre suas obras expostas.

O espaço, inaugurado em janeiro deste ano, vem movimentando o cenário cultural da cidade ao promover seguidas exposições e discussões sobre arte contemporânea, dando ao público a oportunidade de conhecer as diversas modalidades que compõem o mundo das artes no momento atual.

“Aqui é um laboratório de arte na mais pura definição. Estamos abertos, queremos promover o encontro entre artistas já consagrados com aqueles que estão iniciando seu caminho, sempre com um olhar apurado e cuidadoso. Queremos oferecer à população de Campinas a possibilidade de conhecer o que é produzido aqui. E temos, também, como foco trazer artistas de fora que acrescentem à cena local”, afirma o curador Andrés Hernández.

Fotógrafa e artista multimídia, premiada e reconhecida nacional e internacionalmente, Rochelle Costi participou da 24ª Bienal Internacional de São Paulo, em 1998, e das 6ª e 7ª Bienais de Havana, em 1997 e 1999, entre outras mostras internacionais. Recebeu, em 1997, o Prêmio Marc Ferrez de Fotografia da Fundação Nacional de Arte – Funarte e a Bolsa de Artes da Fundação Vitae, em 2000. (Carta Campinas com informações de divulgação)

Abertura de mostras paralelas com nove artistas visuais
Quando: 4 de agosto (sábado)
A que horas: das 11h às 17h
Conversa com os artistas: 13h
Onde: Rua Proença, 1.000 – Jardim Proença, Campinas (SP)
Período de visitação e horários:
– Margens – Rochelle Costi; Entre-Conexões – Maria do Carmo Verdi; Entre passagens e desejos – Selena Pelegrini e Damaris Mortari, de 5 a 28/8; Efemérides – Raphael Ghiradelli; Enquanto houver… – Rosana Torralba; Inquietações – Alba Corte e Danilo Lorena, de 5/8 a 3/10; Ripping off Doris Salcedo on my own way – Ludmila Porto, de 5 a 8/9 – sempre às quartas e sextas-feiras (com agendamento) das 9h30 às 12h30 e das 14h às 18h; quintas-feiras das 9h30 às 18h30 (aberto) e aos sábados das 9h às 12h (com agendamento) pelos telefones: (11) 94965-5722 / (11) 98259-0966
Evento gratuito