De 18 a 21 de julho, acontece a 23ª Ecoférias na Mata de Santa Genebra. As atividades, para crianças de 7 a 12 anos, acontecerão na sede da Fundação José Pedro de Oliveira, em Barão Geraldo. Nesta edição, o tema é sobrevivência na floresta e as 50 crianças que fizeram inscrição participarão de várias atividades que abordam cooperação, integração e coragem.

Serão três tardes de atividades, das 13h30 às 16h30, que incluem dinâmicas, jogos e brincadeiras com o objetivo de apresentar, de forma lúdica, a importância da Mata de Santa Genebra e demais remanescentes florestais para a conservação da biodiversidade da região. No dia 21 de julho, sábado, das 9h às 12h, haverá uma caminhada pela área da Mata, com a participação dos pais e responsáveis das crianças.

“A Ecoférias é uma rara oportunidade para as crianças vivenciarem o contato com a natureza, que favorece o desenvolvimento em todos seus aspectos físicos, mentais e emocionais, além de contribuir para o espírito de cooperação e responsabilidade com o meio ambiente” diz Cristiano Krepsky, biólogo e coordenador da Ecoférias.

Na programação, vale destacar a visita ao Borboletário, atividade realizada em grupo sobre o ciclo de vida das borboletas. Os pequenos também participarão de ações com a brigada de incêndio, confecção de camuflagem e caminhada nas trilhas da Mata.

Natália Lélis, estagiária educadora, comenta que as atividades ao ar livre buscam momentos de brincadeiras e conscientização ambiental, explorando os recursos naturais existentes na Mata. “Procuramos proporcionar um ambiente muito diferente do dia a dia das crianças e das atividades escolares”, completa ela.

A equipe da Mata orienta que os pequenos façam uma alimentação leve antes das atividades e levem lanches e sucos para o piquenique que ocorrerá todos os dias, por volta das 15h. Além disso, é obrigatório o uso de calça compridas e calçado fechado (de preferência roupas próprias para práticas esportivas) e recomendado que eles usem repelente, filtro solar e levem boné e garrafa de água.

A Mata de Santa Genebra é considerada a maior floresta urbana da Região Metropolitana de Campinas. A reserva ecológica possui 251,7 hectares de Mata Atlântica, totalizando um perímetro de 9 quilômetros. É uma Unidade de Conservação Federal com grande diversidade de fauna e flora nativa. Caracteriza-se como um importante remanescente preservado em meio urbano, utilizado para educação, pesquisa e conscientização ambiental. É o primeiro Centro de Educação Ambiental de Campinas. (Carta Campinas com informações de divulgação)

Ecoférias na Mata Santa Genebra
Data: de 18 a 20 de julho, das 13h30 às 16h30 – atividade com as crianças; 21 de julho, às 9h: caminhada com os pais
Local: Sede da Fundação José Pedro de Oliveira (Rua Mata Atlântica, 447, Bosque de Barão Geraldo)
Informações: pelo e-mail [email protected] ou pelo telefone: 3749-7205
Site: http://www.fjposantagenebra.sp.gov.br