Torres, Marcio Elias – xilogravura em tecido

O projeto “Largofolhas: xilogravuras para a cidade” traz entre os dias 4 de agosto e 2 de setembro uma exposição de obras de xilogravura tendo como temática a relação da natureza com o espaço urbano (folhas, folhagens e árvores) na Estação Cultura. O projeto oferecerá também oficina de xilogravura, oficina de impressão de lambe-lambe, além de uma ação performática. Para participar das oficinas não é necessário fazer inscrição nem ter conhecimento prévio.

A ideia do projeto é desenvolver a arte em xilogravura inserindo-a na paisagem urbana de Campinas. O ambiente da Estação Cultura para a exposição das obras dos artistas Simone Peixoto, Márcio Elias e Luciana Bertarelli foi escolhido pensando nessa relação com o espaço urbano. “A ideia é levar a arte para fora dos espaços tradicionais, como museus e galerias. Na exposição na Estação Cultura e também nas outras atividades vamos tentar integrar as instalações das obras com o ambiente de forma harmônica, utilizando como suporte aquilo que também faz parte da paisagem urbana” explica Márcio Elias, artista e um dos idealizadores do projeto.

A xilogravura é uma antiga técnica de impressão de figuras e textos através da madeira entalhada, o que funcionava como matriz para a transferência da imagem para o papel. Desenvolvida na China, a técnica da xilogravura é encontrada no nordeste brasileiro, como parte da arte e da cultura daquela região, frequentemente utilizada para ilustração de textos de literatura de cordel, por exemplo.

“Largofolhas: xilogravuras para a cidade” é realizado com recursos do ProAC Edital (Programa de Ação Cultural) e teve sua primeira edição realizada no ano de 2013 com o financiamento do FICC (Fundo de Investimentos Culturais de Campinas). A proposta era que cada artista realizasse obras para serem instaladas numa praça, utilizando a xilogravura como técnica/linguagem principal. A praça serviu também como fonte de inspiração e referência imagética, permitindo que as instalações se integrassem de forma harmoniosa, as obras em diálogo com a paisagem do local. (Carta Campinas com informações de divulgação)

Exposição
Abertura: 04/08 às 15h
Visitação: 04/08 a 02/09
Local: Estação Cultura, Praça Marechal Floriano Peixoto, S/N
Horário Visitação: De 2ª a sábado: das 8 h às 22 h e domingo: das 8 h às 20 h

Oficina de Xilogravura
Local: Praça Correia de Lemos (em frente ao teatro Castro Mendes)
Data: 11/08
Horário: 10h às 14h

Oficina de Impressão de Lambe-Lambe
Local: Estação Cultura, Praça Marechal Floriano Peixoto, S/N
Data: 19/08
Horário: 13h às 17h

Colagem dos Lambe-Lambe na Vila Industrial
Local de encontro: Estação Cultura, Praça Marechal Floriano Peixoto, S/N
Data: 26/08
Horário: 10h às 14h

Cortejo Largofolhas (ação performática)
Local de concentração: Praça Correia de Lemos (em frente ao teatro Castro Mendes)
Data: 01/09
Horário: 11h