O 15° Arraial Afro Julino da Comunidade Jongo Dito Ribeiro acontece no dia 14 de julho, sábado, na Casa de Cultura Fazenda Roseira.

O Arraial Afro-Julino da Comunidade Jongo Dito Ribeiro é a maior festa organizada pela sociedade civil em Campinas e região com a participação de cerca de 4000 pessoas. É uma festa julina anual com duração de 18h que ocorre sempre no segundo sábado do mês de Julho.

A festa segue com apresentações culturais e artísticas de grupos parceiros de diversas localidades do estado de São Paulo do segmento afro, além da disposição de barracas de comidas típicas juninas e artesanato.

Em 2009 o Arraial foi inserido no calendário oficial do Estado de São Paulo, dada a importância e referência do evento e a divulgação que promove da cultura afro em sua diversidade. Em 2014 o Arraial foi inserido também no calendário oficial do município de Campinas alcançando o reconhecimento local.

Toda a elaboração, desenvolvimento, divulgação e organização do Arraial é realizada pela própria Comunidade, unindo gerações, amigos e familiares no maior evento realizado pela Comunidade Jongo Dito Ribeiro, que é um grupo de pessoas unidas ancestralmente que reconstitui a manifestação do Jongo em Campinas/SP através da memória de Benedito Ribeiro, de rodas com toque, canto e dança, com o objetivo de compartilhar e continuar essa cultura ancestral.

Veja abaixo imagem com a programação completa da festa. Mais informações no evento criado nas redes sociais. (Carta Campinas com informações de divulgação)