Carol Frandsen

Está aberta na Biblioteca Pública Municipal “Professor Ernesto Manoel Zink” a exposição “Hilda Hilst”.

Essa exposição é um “collab” que conta com os seguintes artistas: Bira Dantas (Campinas – SP), Carol Frandsen (Campinas – SP) – Fabiano Carriero (Campinas – SP), Eder Mondanez (Limeira – SP) João Bosco (Campinas – SP), Marcel Bartholo (Sorocaba – SP) e Maria Rita de Almeida (Campinas – SP). Os traços de cada um desses artistas se fundiram com excertos da literatura hilstiana, são palavras que convocam e incomodam, que invadem a vida com poesia.

Hilda Hilst é considerada pela crítica como dona de uma escrita singular, versátil; já que escreveu em gêneros distintos como a poesia, o teatro, a ficção. Nasceu em 1930, na cidade de Jaú (SP), formou-se em Direito pela USP. Em 1964, muda-se para a fazenda da família em Campinas (SP), onde começa a construir a Casa do Sol, casa que foi planejada para ser um espaço de inspiração e criação literária.

Nessa casa, sempre em companhia de seus muitos cães e gatos, tem uma extensa produção literária, que tratou das inquietações humanas, Deus, a alma, a morte, o amor e o sexo.

Na década de noventa, desgostosa e desencantada por não ter acesso ao grande público, dá adeus à “literatura séria” e inaugura a fase pornográfica que provocou vários escândalos. Hilda morreu em 2004, em Campinas. A Casa do Sol foi tombada e é um espaço de preservação da memória da Hilda Hist, de criação intelectual, de projetos e oficinas culturais. Hilda é a autora homenageada da maior feira literária do pais, a FLIP – Feira Literária de Paraty, que acontece neste mês de julho de 2018. (Carta Campinas com informações de divulgação)

Exposição Hilda Hilst
Onde: Biblioteca Pública Municipal “Professor Ernesto Manoel Zink”
Avenida Benjamin Constant, 1633 Centro Campinas
Quando: até 03 de agosto de 2018, 2.a a 6.a feira, das 9h às 17h