É incontestável a liderança do ex-presidente Lula. Portanto, sua candidatura pode ser mantida até o último momento possível.

Mas é do conhecimento até das pedras minerais que Lula é hoje um preso político e que o sistema Jurídico do Brasil está funcionando de forma anárquica.

Vale lembrar que Nelson Mandela ficou 20 anos preso, tudo dentro da lei e da ordem, com todos os ritos semelhantes aos de Lula. A população negra da África do Sul penou por 20 longos anos.

A Justiça no Brasil já não funciona plenamente pela via democrática e do Estado de Direito. É praticamente certo que Lula será impedido de se candidatar pelo Poder Judiciário e pelas forças reacionárias incrustadas nas estruturas de poder institucional.

Lula estando inelegível, a situação se complica mais para a população brasileira do que para o próprio Lula. O ex-presidente poderá ser solto após as eleições, mas e a população do Brasil? Vai ficar presa no projeto dos golpistas por mais 4 anos?

O candidato do Partido do Judiciário e de Temer é Geraldo Alckmin (PSDB). O candidato que, apesar dos inúmeros escândalos de corrupção em que seu governo esteve envolvido, nada avançou nas estruturas judiciais para investigá-lo. Sem contar que há o risco da tragédia Bolsonaro (PSL), que flerta com o fascismo e poderá receber o apoio da grande mídia e do empresariado se Alckmin não decolar.

Mas o PT e Lula poderiam dar um drible da vaca nos golpistas do Judiciário com o apoio a Ciro Gomes. Um candidato muito mais confiável do que o vice que foi eleito com Dilma Rousseff. Dizer que Ciro não é confiável depois da parceria com o traidor Michel Temer soa como estupidez.

Vale lembrar o combate que fez o irmão de Ciro, Cid Gomes,  no momento em que o plano do Golpe parlamentar estava já sendo executado por Eduardo Cunha e Michel Temer. Cid perdeu o cargo de Ministro da Educação de Dilma Rousseff ao enfrentar os golpistas que depois derrubaram a presidente petista.

Com o apoio do PT, Lula, PCdoB e, quem sabe do PSOL, Ciro Gomes se torna praticamente imbatível e poderá fazer um governo de transição, de controle do fascismo. Ciro é apenas uma esperança, assim como Lula. (Por Susiana Drapeau)

Veja mais:

Blogueiro faz defesa estratégica e pessoal da união da esquerda com Ciro Gomes