Em São Paulo – Até o dia 22 de julho, poderá ser visto no Sesc Pompeia o espetáculo “Edward Bond Para Tempos Conturbados”, com a Companhia Involuntária. A apresentação tem dramaturgia original livremente inspirada nas peças e nos manifestos, poesias e textos não teatrais do dramaturgo contemporâneo inglês Edward Bond.

Com uma narrativa fragmentada composta de cenas interdependentes e núcleos performáticos, a obra pretende refletir sobre as injustiças e processos de desumanização da nossa sociedade.

Em sintonia com questões contemporâneas, o espetáculo é um convite ao desacordo. A sequência de imagens não maniqueístas pretende provocar uma reflexão sobre qual caminho seguir.

Em um momento de tantas dúvidas e tantos estímulos recebidos, a peça apresenta estilhaços de um mundo em que as personagens são incapazes de articular; elas não têm ideia além das suas necessidades atuais. Eles não veem sua prisão. Além de apontar caminhos, a obra almeja despertar o olhar crítico e politico do espectador.

Os escravos usavam correntes em seus pés. Eles viam as correntes e eles sabiam que eram escravos. Na sociedade moderna, as correntes nem sempre são tão fáceis de ver. Muitas vezes elas ficam dentro da mente.

A Companhia Involuntária é um coletivo que não se fundou como grupo, mas um dia percebeu que o era. É a união da pesquisa em encenação de Daniel Belmonte (diretor de Peça Ruim, Uma Carta Perdida, Antologia do Remorso, do filme B.O. e de outras cenas e performances) e dos trabalhos em dramaturgia de André Pellegrino (Vagão 2049, Fevereiro 29, parceria com Claudia Sardinha, e Eu e Os Meninos e Aukê, ambas em parceria com João Sant’Anna). Somam-se, involuntariamente, João Sant’Anna, ator e dramaturgo, Luana Manuel, atriz e produtora, Marianna Pastori, atriz, assistente de figurino e visagista, e a equipe de criação Anouk Zee, Julia Marina, Colmar Diniz, Tiago Mantovani e Felipe Lourenço. A Companhia não é um núcleo aprisionador, mas um espaço de pesquisa e liberdade com elenco e equipe transitórios. (Carta Campinas com informações de divulgação)

Ficha técnica: 
Elenco: Susanna Kruger, Alice Morena, Fernando Melvin, João Sant’Anna, Leonardo Bianchi e Lívia Feltre
Direção : Daniel Belmonte
Dramaturgia : André Pellegrino
Direção de Arte : Colmar Diniz
Cenografia : Julia Marina e Ana Beatriz Barbiere
Figurino: Anouk Van Der Zee
Iluminação: Irmãos Mantovani
Videografismo: Leonardo Bianchi e Kaio Caiazzo
Fotos: Kaio Caiazzo
Visagismo: Marianna Pastori
Direção de Movimento: Kallanda Caetana
Assistência de direção : Isis Pessino
Assistência de Figurino : Marianna Pastori
Trilha Sonora: Daniel Belmonte, Antonio Nunes e Pedro Nêgo.
Músicas Originais: Antonio Nunes e Pedro Nêgo
Assessoria de Imprensa: Leila Meirelles
Produção : Luana Manuel e Isadora Krummenauer
Realização : Belmonte Produções

Edward Bond Para Tempos Conturbados
De 13 a 22 de julho de 2018, quinta, sexta e sábado, às 21h. Domingos, às 18h.
Teatro
*O Teatro do Sesc Pompeia possui lugares marcados e galerias superiores não numeradas. Por motivo de segurança, não é permitida a permanência de menores de 12 anos nas galerias, mesmo que acompanhados dos pais ou responsáveis. Abertura da casa com 30 minutos de antecedência ao início do show.
Capacidade: 302 lugares
Duração: 60min
Venda online a partir de 3 de julho, terça-feira, às 12h
Venda presencial nas unidades do Sesc SP a partir de 4 de julho, quarta-feira, às 17h30
Classificação indicativa: Não recomendado para menores de 18 anos
Sesc Pompeia – Rua Clélia, 93
Não há estacionamento. Para informações sobre outras programações, acesse o portal sescsp.org.br/pompeia