A partir do dia 4 de julho, o Núcleo de Oficinas e Trabalho do Serviço de Saúde Dr. Cândido Ferreira, localizado no distrito de Sousas, inicia um projeto gastronômico que reunirá quatro chefs de cozinha de Campinas.

O projeto terá aula de culinária e em seguida, a apreciação do prato, além de promover feiras gastronômicas com ênfase em produtos naturais e artesanais.

Segundo os organizadores, os eventos servirão a três propósitos: divulgar o trabalho desenvolvido pelo Armazém das Oficinas do Serviço de Saúde Dr. Cândido Ferreira, qualificar os usuários interessados em trabalhar na cozinha e arrecadar recursos que contribuam para a manutenção das atividades oferecidas pelas oficinas da instituição.

Batizado de Nossa Cozinha, o projeto foi idealizado pelos chefs André Vanini, Evandro Higa, Joana D’Arc Lacerda e Manuel Alves Filho. O objetivo, segundo os cozinheiros, é explorar as várias possibilidades oferecidas pela gastronomia.

De acordo com André Vanini, as aulas de culinária serão abertas ao público e ministradas semanalmente, durante a noite, no restaurante operado pelo Armazém das Oficinas. “A cada semana, um chef se encarregará de ensinar o público a preparar um ou dois pratos. Durante a atividade, esse cozinheiro contará com a colaboração de oficineiros da instituição, que aprenderão novas técnicas e processos. Ao final, todos degustarão a preparação”, diz Vanini.

Evandro Higa adianta que a ideia é fazer com que os participantes coloquem a mão na massa.
“Não queremos aulas meramente expositivas. Queremos que os alunos interajam durante as atividades. Vamos trabalhar os recursos didáticos e pedagógicos de forma bastante descontraída”, ressalta.

Para a chef Joana D’Arc, o público pode esperar por muita diversidade. “Vamos ensinar a preparação de pratos que vão da culinária brasileira à japonesa, passando pela italiana e francesa’, diz.

O valor da aula, que inclui o jantar, é de R$ 65,00. “Isso sem mencionar o fato de que estarão contribuindo para as atividades do Cândido Ferreira, instituição que presta relevantes serviços nas áreas de tratamento e inclusão de pessoas com transtornos mentais”, diz Manuel Alves Filho.

As aulas semanais terão início no dia 4 de julho, sob o comando do chef André Vanini, que ensinará a preparação das bases de como uma massa fresca. (Com informações de divulgação)

Serviços:
Projeto Nossa Cozinha traz primeira aula de massas frescas artesanais com o Chef André Vanini
Data: 04 de julho
Horário: às 19h
Local: Armazém das Oficinas – Rua Helena Fabrini –Sousas – Campinas/SP ( Cândido Ferreira)
Informações e inscrições: 19 – 32519677 ou vendas@armazemoficinas.com.br
O valor da inscrição é de R$ 65,00 reais e parte da renda será revertida para o projeto de inclusão social e geração de renda do Núcleo de Oficinas de Trabalho do Serviço de Saúde Dr. Cândido Ferreira.

Conheça os chefs:

André Vanini
Começou a cozinhar profissionalmente em meados de 2008 com um pastifício familiar em Campinas, produzindo massas artesanais. O objetivo sempre foi trazer a todos, os sabores de sua infância, aquele que sua Nonna colocava à mesa aos Domingos, quando todos juntavam-se para abrir e fechar as massas. Formado em Gastronomia pela Universidade São Francisco em Campinas, teve oportunidade de estar à frente de restaurantes como Munay, Hotel Ibis, na rua e em eventos com Food Truck e no Vini Pasta Bar, hoje está comandando o Fare la Pasta, especializada em massas artesanais.

Evandro Higa
É especializado na gastronomia japonesa. Iniciou sua experiência na cozinha logo após ter retornado do Japão, em 2009. Trabalhou numa das primeiras temakerias brasileiras, em São Paulo, onde aprendeu técnicas como preparação de arroz, filetar peixe etc. Depois de um período na capital, voltou para Campinas, onde abriu um bar. Higa também trabalhou com eventos em várias cidades paulistas e operou um food truck, no qual deu ênfase aos pratos sushis e aos pratos quentes da culinária japonesa. Até o início de 2018, comandava um boteco no distrito de Barão Geraldo.

Joana D’Arc Lacerda
Formada em Hotelaria com ênfase em turismo pela escola técnica MARC Apoio (RJ). Atuou como guia de turismo pela Operadora CVC Viagens. Acompanhou turistas pelo Brasil e países da América do Sul e Europa. É formada em Gastronomia pela Universidade São Marcos (SP), Campus Paulínia. Tem pós-graduação em Organização de Eventos pela Faculdade Policamp, de Campinas. Atuou como professora de Gastronomia pelas instituições Unifaj, Max Planck, Policamp, Unipinhal e Ceusnp. É autora de duas publicações sobre Cozinha Brasileira pela revista onine da Unifaj. Ministra cursos livres de gastronomia, presta consultoria na área e é atualmente chef de cozinha do bistrô Genô Gastronomia Regional, de Campinas.

Manu Alves Filho
É jornalista profissional e cozinheiro autodidata, mas com vários cursos livres no currículo. Com mais de 20 anos de atividade como chef, tem dedicado sua carreira à valorização da gastronomia, principalmente a brasileira, como um bem histórico e cultural. É idealizador do maior e mais bem-sucedido evento gastronômico de Campinas e região, o Chefs na Praça, que em quatro edições levou cerca de 60 mil pessoas à Praça Carlos Gomes. É palestrante e autor do livro “50 Memórias, 50 Sabores – A cozinha ancestral de quem ajudou a construir a Unicamp”. Também assina várias colunas em revistas e tem um programa sobre gastronomia na Rádio Unicamp.