.Por Verônica Lazzeroni Del Cet.

Elisangela Martins

Mesmo parecendo antiquado, escrever à mão para um amigo pode ser parte da rotina através de dois diferentes blogs: “Mundo das Cartas” e “Trocando Cartas”. Cada um deles fruto do esforço e comprometimento de fazer a relação de amizade surgir de uma forma diferente e sem usar a tecnologia. “Pergunte para alguém qual foi a última vez que ela escreveu uma carta. Tenho certeza que ela não irá se lembrar”, diz Elisangela Martins, 39, idealizadora e responsável por administrar o blog “Trocando Cartas”.

Elisangela se corresponde por cartas desde os treze anos e depois de discordar sobre a forma de manter o contato com amigos através do e-mail, resolveu criar o blog “Trocando Cartas”. “O objetivo maior seria não deixar morrer a magia das cartas, o quanto é gostoso receber e escrever os seus sentimentos, momentos e histórias através do papel e caneta. No início pegava contato com meus correspondentes e aos poucos fui recebendo e-mails de solicitações para participarem do Blog”, conta Elisangela Martins.

A participação é feita através de solicitação por e-mail. “Para poder participar do blog é necessário que o participante envie o e-mail de contato, nome, idade e três motivos pelos quais deseja trocar cartas”, explica Elisangela.

Ela conta que através do e-mail pessoal fornecido no blog, as pessoas enviam solicitações pedindo permissão para se corresponder umas com as outras e saber a idade facilita a escolha da comunicação com pessoas mais velhas ou mais novas. Sobre os três motivos para se corresponder, Elisangela comenta que é uma forma de estimular certa curiosidade em conhecer mais os participantes e, assim, enviarem o e-mail com solicitação de troca de endereços.

No blog é possível também saber quais estados brasileiros participam da troca de cartas e quais participantes são de outros países. Além disso, Elisangela comenta que por semana chega a receber sete e-mails com todas as informações dos interessados na troca de cartas.

Após receber tais informações, a idealizadora realiza uma seleção de quais pessoas podem fazer parte do blog “Trocando Cartas”, verificando, inclusive, a idade de cada uma, pois é necessário ter mais do que quinze anos para participar. Finalizada a primeira análise, ela fornece todas as informações recebidas no blog e a troca de correspondência começa.

Blog “Mundo das Cartas”

Gabriela Dallagnol

De forma semelhante acontece no blog “Mundo das Cartas”, sendo que todas as tarefas foram idealizadas e são gerenciadas por Gabriela Dallagnol, 31. A vontade em ter um blog pessoal a fez criar, há seis anos, o “Mundo das Cartas” e, atualmente, usar também um canal no YouTube.

Gabriela teve vontade de falar no blog sobre algo que ela gostasse. “Eu queria algo que eu não “enjoasse” um dia, e a única coisa que eu tinha certeza que nunca ia enjoar de falar sobre eram as cartas.”, diz ela. Quando questionada sobre o objetivo de sua ideia, ela reforça a meta do blog em incentivar as pessoas escreverem à mão e fazer amizades através da troca de correspondências. “Nunca considerei o Mundo das Cartas um “projeto”, e sim um local aonde escrevo sobre esse mundo, da troca de cartas, da amizade através das cartas e papelaria no geral”, conta Gabriela.

No blog “Mundo das Cartas”, os interessados preenchem um formulário de inscrição. Lá também é onde são disponibilizadas as listas com os dados de todos que trocam cartas. Para quem quer se corresponder, basta apenas fazer download das listas e escolher o destinatário. “Eu não tenho controle sobre os envios e recebimentos, e nem interfiro em nenhuma troca. Cada pessoa escolhe a pessoa que tiver interesse em escrever”, conta Gabriela, que troca cartas desde muito tempo antes do blog existir.

Além disso, dependendo da idade do correspondente, ele poderá fazer de um grupo específico: Clube Mundo das Cartas Adulto ou Clube Mundo das Cartas Infantil (para menores de 12 anos). Gabriela é responsável por adicionar cada um dos participantes no grupo próprio para sua idade.

Nada é de graça

Por serem ideias diferentes e com um público participante que só aumenta, o tempo de atividade para fazer com que os blogs e todas as informações estejam disponíveis para ambas as idealizadoras é grande. ““O Mundo das Cartas” demanda muito tempo e isso muitas pessoas não entendem. Tudo é muito demorado: os vídeos para o YouTube dão trabalho, responder muitos e-mails, atualizar a lista, e sem contar os gastos para manter o blog. Nada é de graça, apesar da maioria das pessoas acharem que um blog não tem gasto nenhum.”, diz Gabriela.

Apesar de demandar muito tempo, Elisangela Martins pretende investir ainda mais no blog, ampliando o “Trocando Cartas’’. “Há um projeto de transformá-lo em site com mais facilidade ao usuário e como este projeto é um sonho pessoal, no momento não há recursos para poder investir, por enquanto estou deixando como está e te garanto que continua um sucesso!”, diz Elisangela.

Apesar dos gastos e da demora em atualizar todos os dados nos dois blogs, Gabriela e Elisangela não param de receber elogios dos participantes, reforçando não apenas o sucesso do trabalho de cada uma das idealizadoras, mas demonstrando também a emoção contida na experiência da troca de cartas. “Recebo elogio de todas as idades agradecendo a existência do blog em meio a tantas tecnologias. Alguns relatam um momento de nostalgia. Também recebo elogio daqueles que não participam mais e que acham o projeto super interessante e educativo”, conta Elisangela.

Gabriela, do blog “Mundo das Cartas”, reforça o sucesso de sua ideia ao receber agradecimentos de pessoas que enxergam a troca de correspondência como uma terapia. “Já recebi cartas e até mensagens nas redes sociais do blog de pessoas falando que sofrem de depressão, e que as cartas ajudam estas pessoas a conviverem melhor com a doença, a não se sentirem sozinhas, e as cartas se tornaram uma forma de terapia”, diz ela.

Conhecendo o interior primeiro

Apesar de muitos se comunicarem com amigos por meio das redes sociais, trocar cartas implica em conhecer a pessoa de uma forma diferente e se emocionar quando recebe alguma correspondência. “O legal de tudo isso é o resgate da escrita, o quanto é legal chegar em casa, abrir a caixa dos correios e ver um ou mais envelopes, abrir, ler o conteúdo e depois responder. Eu fiz isto por anos e me emociono quando passo esta experiência adiante”, conta Elisangela.

E não é apenas o “receber’ que torna a ideia da troca de cartas interessantes, mas o doar-se. “É tirar do seu tempo, do tempo que você poderia estar passeando ou até com sua família, para sentar e escrever para seu amigo (a) que está longe de você.”, diz Gabriela. Conhecer a pessoa de forma diferente, muitas vezes sem ver sua fotografia antes de estabelecer o primeiro contato, conhecendo primeiro o interior e, assim, invertendo o processo usual da comunicação dos tempos atuais. “Eu considero um benefício da troca de cartas você saber que mesmo longe, tem uma pessoa que pensa em você, que você pode ser o que você quiser através de um papel, que a pessoa não vai julgar você por sua religião, cor, raça, idade, etc. Primeiro você conhece o interior, para depois (se for possível) conhecer o exterior”, conta Gabriela.

Endereço do blog Trocando Cartas: http://trocasdecartas.blogspot.com/

Endereço do blog Mundo das Cartas: http://www.mundodascartas.com/

Há 14 anos, troca de cartas possibilita o protagonismo de idosos em Campinas