Somente os estados do Ceará, Rio Grande do Norte, Pernambuco e Bahia correspondem juntos a 67% do número total de professores e alunos finalistas na competição da 10ª Olimpíada Nacional em História do Brasil (ONHB), que acontece na Unicamp.  Os finalistas foram convocados na quinta-feira, 28 de junho, e a final será realizada nos dias 18 e 19 de agosto, na Unicamp.  O Nordeste mantém a tradição e o domínio no ensino e conhecimento de História na olimpíada.

O Ceará é o estado com maior número de finalistas (118 equipes); seguido do Rio Grande do Norte (46 equipes); São Paulo (44 equipes), Pernambuco (34) e Bahia (12 equipes).

A olimpíada teve início em maio com a participação de 14,3 mil equipes, um total de 57,5 mil inscritos de todos os estados brasileiros. A edição de 2018 atingiu seu recorde de participações, com 18% de equipes a mais que no ano anterior.

Para a coordenadora da ONHB, Cristina Meneguello, o projeto pode contribuir de forma significativa com o aprendizado da História em sala de aula. “A ONHB foi pensada para incentivar o desenvolvimento da análise crítica e discussões sobre os mais variados assuntos. Para isso, oferecemos informações, textos, imagens e mapas para serem analisados e pesquisados para a elaboração das respostas”, afirmou.

As equipes são compostas por um professor de História e três alunos. A competição é aberta a estudantes dos 8º e 9º anos do Ensino Fundamental e todos os anos do Ensino Médio – escolas públicas ou particulares. A ONHB contou com seis fases online, com duração de uma semana cada. As questões de múltipla escolha e realização de tarefas foram respondidas pelos participantes por meio de debate com os colegas, pesquisa em livros, internet e orientação do professor.(Carta Campinas com informações da Unicamp)